Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Questões 2019 de Administração Pública – FCC

Publicado em 11 de abril de 2019 por - Comentar

Olá Pessoal,

Vamos ver como a Fundação Carlos Chagas vem cobrando alguns temas de Administração Pública em questões deste ano (2019).
Os gabaritos e explicações estão no final:

 

1- FCC, 2019, Prefeitura de Recife – PE

Com o advento do modelo de Administração pública gerencial, o cidadão passou a ser o foco da atuação administrativa. Nesse cenário, alguns conceitos ganharam ênfase no setor público, como o de accountability, diretamente ligado à

a) governabilidade, consistindo no funcionamento pleno e harmônico das instituições públicas, assegurando os direitos dos cidadãos.

b) transparência, correspondendo à obrigação de prestação de contas, pelos agentes públicos, dos resultados das ações governamentais.

c) sustentabilidade financeira das ações públicas, notadamente a forma como são geridos os recursos oriundos da sociedade.

d) governança, correspondendo à relação instrumental entre os diversos agentes envolvidos na atuação administrativa, inclusive aqueles do setor privado.

e) responsabilidade fiscal, significando o pleno cumprimento de metas pré-estabelecidas pelo Governo em seu planejamento orçamentário.

 

2- FCC, 2019, Prefeitura de Recife – PE

Os modelos de Administração pública que se sucederam apresentam características próprias, que distinguem cada qual dos demais, entre elas

a) a gestão horizontal do modelo burocrático, que substituiu a verticalização de estruturas própria do patrimonialista.

b) a ênfase na preservação do patrimônio público, própria do modelo patrimonialista, com clara separação do patrimônio do governante, o que perdeu força no modelo gerencial a partir das privatizações.

c) a prevalência de controles priori da atuação pública, de natureza formal, característica do modelo gerencial e considerada uma evolução em relação ao burocrático, que apenas realiza controles a posteriori.

d) o critério técnico de seleção dos servidores, ausente no modelo burocrático e introduzido pelo gerencial, que passou a valorizar a estrutura funcional da Administração.

e) o formalismo e a estrutura hierárquica rígida, próprios do modelo burocrático, aliados à meritocracia, esta também presente no modelo gerencial.

 

3- FCC, 2019, Prefeitura de Recife – PE

Na Administração pública, a aplicação do conceito de Gestão por Resultados tem como foco a busca de excelência no atendimento das necessidades do cidadão. Nesse contexto, pode-se afirmar que a eficiência, como indicador da atuação da Administração, representa

a) o grau de atingimento, aferido por meio de critérios mensuráveis, das metas não financeiras estabelecidas pela Administração.

b) o grau de qualidade do resultado obtido e da satisfação dos usuários com as políticas públicas implementadas, independentemente dos custos.

c) a prestação de contas dos administradores em relação a suas ações e a competente responsabilização.

d) a capacidade de consecução dos objetivos públicos propostos pelos governantes e gestores.

e) o melhor uso dos insumos na produção dos bens ou serviços disponibilizados pela Administração à população.

 

GABARITO:

1- B (Accountability é prestação de contas, aspecto da governança).

2- E (Formalismo e rigidez são características da Burocracia. Meritocracia vem com a Burocracia e está também no Modelo Gerencial).

3- E (A eficiência está ligada à utilização dos recursos ou insumos disponíveis).

 

Abraço e bons estudos!
Prof. Giovani Brito.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *