Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia Mundial da Saúde na edição 124 do Aprova Atualidades

Publicado em 9 de abril de 2019 por - Comentar

Estabelecido desde 1950 pela Organização Mundial da ou de Saúde (OMS) dia 7 de abril é Dia Mundial da Saúde. Neste ano, aqui no Aprova Atualidades, os professores decidiram abordar a saúde alimentar como ponto de partida para a reflexão desta edição.

Alguns questionamentos são importantes: todos os alimentos têm o mesmo efeito para todas as pessoas? Existem alimentos que pioram as condições de saúde das pessoas? Qual é a relação entre desperdício de alimentos e má alimentação das pessoas? Além disso, aproveitamos para pensar juntos ações individuais que podem evitar o desperdício em nossas casas.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Saúde na edição 124 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 124 – Dia Mundial da Saúde

dia mundial da saúde

.

.

Comer mal mata mais que o tabaco

Comer mal, seja por consumir pouco de alguns alimentos ou muito de outros, está relacionado a 11 milhões de mortes no mundo todo por ano, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela The Lancet. Esta cifra representa quase um quinto das 57 milhões de mortes que ocorrem no planeta anualmente, e é maior do que as mortes atribuídas ao tabaco (7 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde), câncer (8,2 milhões), ataques cardíacos (5,5 milhões) e obesidade (2,8 milhões).

Desperdício de alimentos na redação do ENEM 2016

No Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 para os candidatos privados de liberdade o tema de redação foi ” Alternativas para diminuição do desperdício de alimentos no Brasil”.

Dia Mundial da Saúde 2019

Saúde universal significa garantir que todas as pessoas tenham acesso, sem discriminação, a serviços integrais de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras. Requer a definição e implementação de políticas e ações com enfoque multissetorial para abordar os determinantes sociais da saúde e promover o comprometimento de toda a sociedade com a saúde e o bem-estar. A saúde universal não diz respeito apenas a garantir que todos estejam cobertos, mas que todos tenham acesso a cuidados quando precisarem, onde quer que estejam.

Os benefícios da dieta mediterrânea para uma vida saudável

O termo dieta mediterrânea começou a ser utilizado na década de 1960 e mostrou ser não só um hábito alimentar, mas um estilo de vida de moradores da região do Mediterrâneo. Composta por grãos, frutas, legumes, peixes, castanha e consumo moderado de vinho tinto, essa mistura de ingredientes foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como muito saudável.

A dieta que promete salvar vidas, o planeta e alimentar a todos nós (e sem banir a carne)

Cientistas desenvolveram uma dieta que promete salvar vidas, alimentar 10 bilhões de habitantes e não causar danos catastróficos ao planeta. Os pesquisadores estavam tentando descobrir como alimentar bilhões de pessoas a mais nas próximas décadas. A resposta para o desafio consta no relatório elaborado por uma comissão de 37 especialistas de diversas áreas, publicado na revista científica The Lancet.

Como o desperdício de alimentos afeta o Brasil e o seu bolso

Todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas em todo o mundo. Ou seja, cerca de um terço de tudo que produzimos acaba na lata do lixo. No Brasil, só os supermercados perderam em faturamento R$ 7,11 bilhões em alimentos descartados em 2016, de acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Estima-se, no entanto, que em toda cadeia produtiva (campo, indústria, varejo e o consumidor) este valor seja ainda maior.

Michael Pollan e a consciência por trás do garfo

Ele é um ativista militante, com discurso afiado sobre como é necessário pensar um sistema alimentar alternativo ao que hoje se impõe no mundo todo, dominado por grandes empresas e indústrias do alimento processado. Trata-se de um discussão relevante, sem dúvida. Mas que à primeira vista poderia soar árida, irritante, tipo papo de ecochato. Não é o caso: a prosa de Michael Pollan flui fácil e as implicações políticas e sistêmicas do ato de comer, que são o pano de fundo de sua argumentação, surgem com naturalidade no último livro do jornalista e professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *