Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Questões da 2ª fase da OAB: saiba qual é a melhor forma de responder

Publicado em 4 de abril de 2019 por - Comentar

Na edição de hoje, o professor Antonio Kozikoski fala sobre as questões da 2ª fase da OAB. Ela é dividida em duas partes, a primeira pede a produção de uma peça e na segunda o candidato precisa responder 4 questões de forma discursiva. Como o professor recebe muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de responder essas questões, trouxemos dicas e exemplos práticos para te ajudar.

A primeira e mais importante dica é: comece respondendo de forma objetiva e depois complete com os fundamentos. Vamos ao exemplo:

 

Pergunta: Cabe Habeas Corpus contra a punição disciplinar militar?

Resposta: Não, não cabe. De acordo com o artigo 42, §2º, da Constituição não cabe Habeas Corpus contra punição disciplinar militar. No entanto, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal admite uso do Remédio Constitucional em questão para controlar a forma da punição disciplinar militar.

 

É possível perceber que a resposta inicia de forma objetiva: NÃO. O restante são os fundamentos que mostram como você chegou àquela resposta. Segundo Kozikoski, não faz sentido começar com o histórico como: “O Habeas Corpus é um Remédio Constitucional…”. Pois dessa forma, pode parecer que você está enrolando e criar uma animosidade com o corretor.

Você precisa pensar que o corretor tem uma pilha de provas para corrigir e não tem tempo para perder. “Quando você começa de forma objetiva, ele já vai te pontuar. Em seguida, vai procurar alguns fundamentos para te atribuir mais pontos”, aconselha. O mesmo acontece com a caligrafia, então capricha na letra para que o examinador tenha que se preocupar somente com o conteúdo e não decifrando o que está escrito.

 

 PREPARE-SE COM O APROVA EXAME DE ORDEM

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Questões da 2ª fase da OAB: confira o vídeo!

Assista ao vídeo completo com todas as dicas do Kozikoski. E deixe sua dúvida nos comentários, ela pode ser tema do próximo programa.

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *