O Exame de Ordem é a avaliação em que todos os bacharéis de Direito precisam passar para testar suas capacidades de advogar. A tão sonhada carteirinha da OAB é conquistada a partir deste exame, por isso, trouxemos esse post com tudo sobre o Exame de Ordem. A gente vai te explicar direitinho como o Exame de Ordem funciona e o que você precisa fazer para garantir a aprovação.

 

1. O que é o Exame de Ordem? Saiba tudo sobre o Exame de Ordem!

O Exame de Ordem é realizado no Brasil todo, nas seccionais de cada estado.  Ele foi criado para avaliar o conhecimento do profissional e a função de advogar. Ou seja, para você exercer a atividade de advogado precisa da aprovação neste exame. Acontecem cerca de três edições por ano, apenas a terceira inicia em um ano, mas é finalizada no seguinte.

 

2. Como fazer a inscrição do Exame de Ordem?

A banca, ou seja, a empresa responsável pelo exame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para fazer a inscrição, você precisa acessar o site oab.fgv.br e escolher para qual exame quer se inscrever, eles estão em ordem decrescente, então provavelmente, o seu será o primeiro da lista. Em seguida, você precisará escolher a seccional, encontre o seu estado entre as opções. Depois de escolher, você será direcionado para a página da sua seccional. Lá, encontrará o edital e todas as informações que precisa para completar sua inscrição. A taxa para se inscrever é de R$260 e entre os requisitos, os estudantes precisam estar cursando os últimos dois semestres ou o último ano do curso de graduação em Direito. Formados também podem se inscrever.

Atualmente, o XXVIII Exame de Ordem está em andamento. As inscrições já foram encerradas, a 1ª fase aconteceu no dia 17/03,  mas a próxima está agendada para 05/05. O XXIX Exame de Ordem deve ter seu edital publicado no dia 03/05, nesta mesma data as inscrições devem ser abertas e seguirem até 10/05. Perceba que o prazo não é muito grande, então você precisa ficar de olho! Já as provas do XXIX são esperadas para os dias 30/06 e 18/08.

 

3. Como são as provas? Saiba tudo sobre o Exame de Ordem!

O Exame de Ordem é formado por duas etapas. Na 1ª fase, o candidato responde 80 questões de múltipla escolha sobre todo o conteúdo estudado na universidade. São cobradas questões das seguintes áreas: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já a 2ª fase é mais específica, o avaliado precisa produzir uma redação de peça profissional e responder a quatro questões, que trazem situações-problemas. Na hora de fazer a inscrição, é preciso escolher qual será a área da segunda fase. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Resolver provas de exames anteriores é uma boa prática para testar seus conhecimentos. Na plataforma Aprova Questões você tem acesso a mais de 3 mil perguntas de exames anteriores. Você pode filtrar questões por ano, assunto ou disciplina e deixar sua preparação ainda mais específica. Além disso, há também mais de 200 provas de exames passados. Estudando dessa forma, você saberá a maneira que a banca cobra os conteúdos e diminuirá o nervosismo no dia das provas.

 

4. Como se preparar para o Exame de Ordem? 

O Exame de Ordem mudou, antes as questões eram baseadas mais em pegadinhas e na letra da lei. Agora, a banca cobra a aplicação do conhecimento, além de questões interdisciplinares, em que é cobrado mais de uma área na mesma pergunta. Por isso, é preciso fazer um estudo mais consciente, o professor do Aprova Exame de Ordem, Antonio Kozikoski, sempre fala que não são 80 questões, mas sim, 80 consultas para seus clientes.

Por isso, produzimos preparatórios específicos para a sua demanda. Se você quer uma preparação completa, só com o conteúdo que realmente cai nas provas, aposte no pacote XXIX Exame de Ordem – 1ª FASE (+2ª fase grátis). Mas se o seu foco é só na segunda etapa, temos um curso específico para a 2ª fase do XXVIII e outro para a correção de peças.

 

 PREPARE-SE COM O APROVA EXAME DE ORDEM
Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Tudo sobre o Exame de Ordem: comece a estudar agora mesmo!

Não gostamos de perder nenhum minuto, por isso, já trouxemos alguns materiais gratuitos que vão ajudar na sua preparação para a OAB. O primeiro deles é uma das edições do programa “O que cai no Exame de Ordem”. O professor Antonio Kozikoski fala sobre as mudanças no Exame de Ordem, como a prova está mais difícil e o que você deve fazer na hora de estudar. Confira abaixo!

 

 

O Vade Mecum é o seu principal aliado na 2ª fase do Exame de Ordem, por isso, separamos também um vídeo sobre o assunto. O professor Antonio Kozikoski explica como realizar suas marcações de acordo com o edital e sem ser penalizado.

 

 

 

Com a preparação certa, você vai descobrir que passar no Exame de Ordem é fácil. Nós temos o segredo para você ser aprovado e garantir a carteirinha da OAB! Venha conferir nossos cursos e escolha o seu!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *