Nesta terça-feira, nosso programa aborda as reflexões sobre as consequências do ciclone Idai, que tocou o solo próximo à cidade de Beira, em Moçambique, na metade do mês de março, e já provocou, além da devastação inicial, problemas de saúde e saneamento que vão demorar a ser solucionados.

Mas nossa proposição é de lançar os olhos para o que uma catástrofe climática pode gerar de observações que estavam esquecidas, como o fato de Moçambique também falar português, de haver um escritor contemporâneo como Mia Couto nascido lá, a intertextualidade com as observações iluministas de Voltaire e outras possibilidades que passam pelas manifestações de solidariedade, repercussão na mídia e aumento da contingência de refugiados climáticos.

Saiba mais sobre o Ciclone Idai na edição 123 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 123 – Ciclone Idai

Ciclone Idai

A catástrofe em Moçambique. E o apelo por ajuda humanitária

Na madrugada entre 14 e 15 de março, o ciclone Idai atingiu uma área em torno da cidade portuária de Beira, na província de Sofala, no centro de Moçambique, Sudeste da África. Um dos locais mais afetados pelo desastre, Beira tem cerca de 500 mil habitantes, uma das maiores populações do país.

Cândido – Voltaire

“Cândido” é uma das obras mais conhecidas de Voltaire. O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tudo isso mesclado com discussões filosóficas sobre causas e efeitos, razão suficiente, ética.

Mia Couto: ‘A visão da destruição do ciclone é apocalíptica’

Há duas semanas, o escritor moçambicano Mia Couto falava ao telefone com um amigo e morador da cidade da Beira quando o ciclone Idai tocou terra firme. A ligação caiu, e Mia só conseguiu restabelecer o contato quatro dias depois para saber que o amigo sobrevivera. O que ele diz ter pensado inicialmente ser uma ventania passageira transformou-se rapidamente no maior desastre natural ocorrido naquela região, com pelo menos 700 mortos e 1,9 milhão de pessoas atingidas.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *