Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O que é Prova de Títulos em concurso público? Saiba tudo no post!

Publicado em 29 de março de 2019 por - Comentar

Você provavelmente já deve ter visto esse termo no edital de vários certames, mas pode estar se perguntando: o que é Prova de Títulos em concurso público? Hoje vamos te falar sobre o significado, como funciona e qual é a sua importância na seleção. Então acompanhe o post até o final e deixei suas dúvidas e sugestões nos comentários.

 

O que é Prova de Títulos?

A Prova de Títulos pode ser uma das etapas de avaliação de concursos com vagas para Nível Superior, Técnico ou Médio. Ela leva em consideração a formação educacional e conta pontos para cada curso finalizado pelo candidato, como pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA. Não há uma tabela unificada da quantidade de pontos para cada curso, mas cada órgão deixa essa pontuação clara no edital.

Para falar a verdade, apesar de ser chamada de prova, essa etapa não é um teste, apenas uma apresentação de comprovantes de títulos. É comum ter Prova de Títulos em concurso com vagas para os cargos de professor, médico e outros cargos mais específico como técnico e analista do Banco Central.

 

Quando ocorre a Prova de Títulos?

Normalmente, depois da prova objetiva. Então para passar pela Prova de Títulos, o candidato precisa ter sido classificado na etapa anterior. Os aprovados são convocados para apresentar os documentos que comprovam a realização dos cursos. Por isso é importante manter os certificados e diplomas armazenados e separar os documentos já quando o edital for publicado, para não correr o risco de perder os prazos.

 

Qual é o objetivo da Prova de Títulos?

O objetivo da Prova de Títulos é escolher o candidato que esteja melhor preparado para a vaga, levando em conta o seu aprendizado. Outra forma de avaliar o concurseiro é a análise curricular, que leva em consideração a experiência profissional na área.

 

Prova de Títulos é eliminatória?

Não, ela tem caráter classificatório. Ou seja, você não será eliminado caso não tenha nenhuma pontuação nessa etapa, porém, se o seu concorrente contar com esses pontos pode ter uma classificação melhor que a sua.

 

Como funciona a Prova de Títulos em concursos?

Para você entender como funciona a Prova de Títulos, separamos abaixo um exemplo prático. O certame da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ BA) contará com essa etapa. Poderão participar os candidatos habilitados na Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos. E neste caso, serão considerados títulos limitados ao valor máximo de 4 pontos. Confira a tabela extraída do edital:

 

O que é prova de títulos em concurso público

Concurso SEFAZ BA

 

Segundo o quadro, o candidato pode apresentar um diploma de cada curso: doutorado, mestrado e especialização. Se apresentar um certificado de cada, o concurseiro somará 4 pontos, a pontuação máxima. Porém se for apresentado um certificado de doutorado e outro de mestrado o score será de 3,25. E só valem títulos emitidos por instituição reconhecida pelo MEC.

 

 

Quer conhecer todos os segredos para ser aprovado em concurso público? Nós temos a solução! Nossos cursos trazem o conteúdo que realmente cai na prova, assim você não perde tempo. Pare de estudar errado, venha para o Aprova!

 

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *