O caminho para aprovação em concurso público pode ser um processo cansativo se você não escolher o material adequado e não se manter motivado. Por isso, separamos 5 formas de manter as motivações para estudar nos dias que você acorda desanimado.

 

1. Escolha uma matéria mais fácil para começar

Nos dias ruins, normalmente começar é o pior momento, você pode estar cansado ou com preguiça. Por isso, uma boa solução é iniciar os estudos pela matéria ou disciplina que você mais gosta ou que menos detesta. Assim, a motivação surgirá aos poucos e te acompanhará pela maratona diária de estudos. Depois que se sentir melhor, aos poucos, você pode inserir conteúdos de outras disciplinas.

 

2. Mude o lugar de estudos

É normal você assimilar o local de estudos a alguma dificuldade que tenha passado durante sua preparação. Então, nos dias que acordar desmotivado, vale estudar em outro lugar. Nessas horas, um pouco de ar fresco pode fazer bem. Fique um tempo no jardim, vá até uma biblioteca ou até mesmo um parque. As ideias podem surgir de forma mais natural e os ensinamentos serão fixados mais facilmente.

 

3. Comemore pequenas vitórias

Durante os períodos de desmotivação, você pode achar que não está saindo do lugar. Mas é preciso ter em mente que o seu objetivo maior é ser aprovado no concurso, mas que devem haver metas menores no caminho. É importante que você defina essas metas, como: terminar tantas videoaulas de português até tal data, acertar metade das questões do simulado ou conseguir explicar aquele conteúdo de matemática para alguém. Quando conseguir cumprir cada uma delas, comemore! Pequenas vitórias juntas se transformam em uma grande conquista!

 

4. Faça mudanças no horário de estudos 

Se acordou com vontade de continuar na cama, tudo bem. Você pode mudar sua rotina e ajustar seus horários para estudar a noite, por exemplo. Porém, você não pode deixar isso acontecer sempre. Saiba que essas são exceções para alguns dias pontuais de desmotivação.

 

5. Pratique atividade física

Realizar pausas nos estudos para praticar uma atividade física também pode ser um bom exemplo para se motivar. Quando você faz um exercício elimina tensão e consequentemente consegue se concentrar melhor na hora de estudar. Além disso, a atividade ajuda na sua saúde, no condicionamento físico e até mesmo na sua autoestima.

 

Motivação nos estudos para a vida pessoal e profissional

Além de procurar motivação de terceiros, é importante que o incentivo venha de você mesmo. E algumas atitudes suas podem ser tóxicas, fazendo com que você sabote seu próprio sucesso. Mas antes de evitar, você precisa identificá-las, então listamos algumas para você:

 

  • Não se compare com ninguém

Pode ser um amigo que passou em um concurso ou um vizinho que tenta passar há anos. As pessoas são diferente e não devem ser comparadas.

  • Não espere o incentivo dos outros para começar

Nem sempre as pessoas vão entender seus sonhos e objetivos, então você não pode esperar pela permissão ou aprovação delas para segui em frente.

  • Controle a ansiedade

Sua mente é o seu pior inimigo, então quando a ansiedade e o nervosismo baterem forte, tire um tempo para respirar e abstrair.

  • Acredite em si mesmo

Você precisa ser seu maior incentivador e acreditar que é possível conquistar a aprovação.

 

Esses são os primeiros passos de como ter motivação para estudar. Não se entregue ao cansaço, mostre que é mais forte do que a sua melhor desculpa! No Aprova, você tem uma motivação especial, pois sabe que está aprendendo o que realmente cai na prova. Aqui você não perde tempo, porque estuda com videoaulas de apenas 30 minutos com conteúdo direto ao ponto. Venha conhecer nossos cursos!

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *