Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dieta do concurseiro: conheça os alimentos que ajudam nos estudos

Publicado em 26 de março de 2019 por - Comentar

Você já deve ter escutado aquela frase: “você é o que você come”, mas não imagina o quanto a dieta do concurseiro também influencia na preparação. Há alimentos que ajudam no desempenho de estudos e outros que pioram a performance. Então, viemos dar 4 dicas de alimentação para concurseiros, entre elas estão alimentos que dão energia para estudar e aqueles que podem causar alteração de humor e até depressão.

 

1.Evite gordura trans!

Alimentos como sorvete, batata-frita, salgadinho de pacote e pastel possuem gordura trans. Estudos mostram que o excesso dessa gordura pode causar até depressão, aumentando em 48% o risco de desenvolvimento da doença. Como o consurseiro precisa estar motivado para alcançar seu objetivo, esse pode ser o maior vilão. Além disso, ainda há os malefícios para a saúde como: aumento do colesterol ruim (LDL), aumento de gordura localizada e consequentemente chance de desenvolvimento de doenças cardíacas.

 

2. Aposte no suco de laranja!

Fonte de vitamina C, A e potássio, o suco de laranja previne o cansaço e ajuda a combater o estresse. Ou seja, esse deve ser o seu aliado na hora dos estudos. Além disso, a bebida ainda trabalha contra a má digestão.

 

3.Evite o glúten!

O glúten não faz mal apenas para quem possui doença celíaca. O excesso dessa substância pode ser associado a diminuição da produção de serotonina (hormônio do bem-estar), podendo causar alteração de humor, falta de concentração e enxaqueca. Por isso, pode ser uma boa evitar, por exemplo, pão, torrada e pizza.

 

4. Coma ovo!

O ovo é fonte de colina, uma das vitaminas do complexo B, ela participa na formação de neurônios e na reparação das células cerebrais. Esse alimento ainda produz acetilcolina que é fundamental para a memória e o aprendizado.

 

Dieta do concurseiro: alimentos que dão energia na hora de estudar

Você precisa de energia para se concentrar nos estudos e conquistar seus objetivos, por isso, separamos uma listinha com alimentos que dão um up na sua preparação.

  • Açaí
  • Banana
  • Água de Coco
  • Chá Verde
  • Oleaginosas (Ex. Nozes, Castanhas e Amêndoas)
  • Aveia
  • Chocolate Amargo
  • Mel

 

Alimentos bons para memória e concentração

Mas além de ter energia, o concurseiro também precisa se abastecer de alimentos bons para a memória. Então também fizemos uma listinha especial para você provar na prática como a alimentação influencia nos estudos. Confira os alimentos que são amigos dos concurseiros:

  • Peixe
  • Abacate
  • Cereais integrais
  • Mirtilos
  • Chocolate
  • Brócolis
  • Folhas verdes
  • Granola

 

O que comer antes de uma prova de concurso?

Agora se você está se perguntando: “o que comer antes de fazer uma prova de concurso?“, nós também podemos te ajudar. Esse é o momento mais importante para qualquer estudante, tudo precisa estar ao seu favor, então porque não ir atrás de alimentos que ajudam na hora da prova?

A primeira dica é não fazer uma refeição pesada, nada de feijoada ou churrasco. Prefira alimentos mais leves como frutas e verduras. O segredo é comer um pedaço de chocolate, de preferência amargo, ou até mesmo uma barrinha de cereal, esses alimentos ajudam a dar aquela sensação de prazer.

A maçã também é um ótimo exemplo de alimentos que ajudam concurseiros. Pois ela é rica em fibras e te deixará satisfeito por mais tempo. Desse modo, você poderá encarar horas de prova sem se sentir com fome.

Alguns peixes, como o salmão e a sardinha, possuem alta quantidade de ômega 3 que é fundamental para o cérebro. Essa substância promove uma revitalização no cérebro e é ótima para a memória. E o azeite de oliva ainda auxilia para que o nosso cérebro fique estimulado por mais tempo. Então, se a prova for no período da tarde, você já tem uma boa opção para o almoço.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Consulte seu nutricionista, esse profissional te ajudará a montar uma dieta especial com a inclusão dos alimentos citados nesse post. Afina, uma vida saudável também deve fazer parte da rotina de estudos! E quer saber todos os segredos da preparação para ser aprovado em concurso público? Então venha estudar com o Aprova e aprender com o conteúdo que realmente cai na prova!

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *