Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como fazer uma prova discursiva em concurso público?

Publicado em 26 de março de 2019 por - Comentar

Essa é a área que mais aterroriza os concurseiros. Por isso, hoje viemos te trazer dicas de como fazer uma prova discursiva em concurso público. São sugestões sobre estrutura, temas e cuidados importantes. Mas antes de tudo vamos explicar o que é prova discursiva em concurso. Mesmo que a cobrança possa variar de uma banca para outra, esse tipo de prova exige do candidato um texto, ou uma resposta dissertativa (não de marcar X) ou ainda um estudo de caso.

Agora que a definição já ficou clara para você, vamos descobrir como fazer uma prova discursiva em concurso publico!

 

1. Como começar uma prova discursiva de concurso?

Começar é a parte mais difícil sempre. Então, a nossa sugestão é que você, primeiramente, defina um tempo para redigir o texto. Em seguida, leia o enunciado e faça um esboço com as ideias que surgirem na sua cabeça sobre o tema. Selecione as melhores e faça um esqueleto da sua redação. Provavelmente, você não terá tempo de escrever o texto completo no rascunho e depois passar a limpo, então faça apenas a estrutura. Se perceber que a criatividade não está fluindo, volte para a prova objetiva e depois retome o texto.

 

2. Qual será o tema da prova discursiva de concurso?

Esse é um segredo guardado a sete chaves, mas você pode se antecipar e estar atualizado com os assuntos do momento. Para isso, criamos o programa Aprova Atualidades, toda semana, os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre os temas do momento e te passam boas referências para a hora de escrever. Então, assista aos nossos programas no vídeo abaixo e fique sempre antenado com tudo que acontece no Brasil e no mundo.

 

 

3. Estrutura da prova discursiva de concurso

Lembre-se que independente do texto pedido, suas ideias precisam estar estruturadas em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. E nada de esquecer as tais coesão e coerência. O texto não é formado de frases soltas e desconexas, ele segue um fluxo de ideias e precisa ser agradável de ler. A professora Daniela Tatarin dá dicas importantes no programa O Que Cai na Prova Discursiva, não perca!

 

 

Prova discursiva FGV concurso

Cada banca tem um estilo de cobrança, por isso é tão importante conhecer um pouco sobre cada uma delas. Por isso, separamos um vídeo especial para você aprender mais sobre a prova discursiva da FGV com a professor Daniela Tatarin.

 

 

Prova discursiva CESPE

A banca Cebraspe, antiga CESPE, é uma das mais comentadas e mais temidas também, devido ao seu nível de dificuldade. Então, vamos antecipar os estudos e conferir também o que cai na prova discursiva da CESPE. Dá o play e bons estudos!

 

 

Como fazer uma prova discursiva em concurso público

No curso Prática de Redação você pode aplicar seu conhecimento de forma direcionada. Além das videoaulas com conteúdo e dicas, você ganha o direito de enviar até 20 redações por mês para a nossa equipe de professores. Nós vamos corrigir e te entregar o texto com comentários. O objetivo é que você melhore a cada linha escrita!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *