Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ano Internacional das Línguas Indígenas no Aprova Atualidades 122

Publicado em 26 de março de 2019 por - Comentar

No mês de abril, rememoramos o Dia do índio. Mas neste ano, resolvemos fazer uma preparação, antes da data, em virtude da indicação de 2019 como Ano Internacional das Línguas Indígenas pela Unesco. Queremos associar a narrativa histórico-literária ao entendimento antropológico sobre os índios brasileiros. Além disso, é muito importante lembrar que língua é patrimônio imaterial de um povo. Bons estudos a todos!

Saiba mais sobre o ano Internacional das Línguas Indígenas na edição 122 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 122 – Ano Internacional das Línguas Indígenas

2019 – Ano Internacional das Línguas Indígenas

A UNESCO lançou um site exclusivo para o IYIL2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo.

A carta de Pero Vaz de Caminha

Senhor:

Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que para o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer. Clique aqui para ler a íntegra!

“O Bom Selvagem”

“O enquadramento teológico dos nativos da América mostrado na coluna anterior acabou dominando largamente as políticas efetivas dos diversos governos europeus que montaram colônias nas Américas. A avaliação negativa como selvagens pouco preparados para o cristianismo acabou praticamente soterrando a primeira impressão, a Visão do Paraíso.”

“No Brasil, todo mundo é índio,exceto quem não é”

Em 26 de Abril de 2006, Eduardo Viveiros de Castro – professorde Antropologia no Museu Nacional (RJ) e especialista emEtnologia Brasileira – esteve no ISA-SP para falar à equipe deedição do Povos Indígenas no Brasil sobre duas questõespolêmicas: quem é índio? E o que define o pertencimento auma comunidade indígena?

O antropólogo contra o Estado

Marcio Ferreira da Silva, um sujeito grandalhão e bem-humorado, professor de antropologia na Universidade de São Paulo, tentava encontrar um volume nas estantes de seu apartamento. Depois de perscrutar as prateleiras da sala, sumiu por um instante no corredor que levava aos quartos. “Achei”, exclamou. Trouxe lá de dentro uma edição especial da revista L’Homme, publicada no ano 2000, em que o antropólogo Claude Lévi-Strauss, aos 91 anos, comentava os avanços recentes de sua disciplina.

Museu Paranaense promove curso de língua e cultura kaingang

O Museu Paranaense (MP) está com inscrições abertas para o curso de Língua e Cultura Kaingang, que se inicia no dia 3 de abril e vai até 26 de junho de 2019. As aulas são às quartas-feiras, das 17h às 19h, no auditório José Loureiro Fernandes. O curso será ministrado pelo pedagogo Florêncio Rekayg Fernandes, indígena nascido na Terra Indígena Rio das Cobras no município de Nova Laranjeiras (PR). Os interessados podem acessar o formulário de inscrição AQUI.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *