Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Porque fazer o ENEM e quais são as novidades para 2019

Publicado em 25 de março de 2019 por - Comentar

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já publicou o edital de 2019. Por isso, trouxemos todas as informações sobre o exame, assim, você saberá porque fazer o ENEM e quais são as novidades desta edição. Começamos falando sobre os prazos, fique de olho nas datas abaixo:

Edital ENEM 2019

Inscrições: De 06 a 17 de maio de 2019

Provas:
03 de novembro de 2019
Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação
Duração: 5h30

10 de novembro de 2019
Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Duração: 5h
Taxa de inscrição: R$ 85
Pagamento da taxa: De 06 a 23 de maio de 2019

 

Análise do Edital

O Prof. Guilherme Shibata preparou um vídeo com uma análise completinha. E tem bastante novidade hein! Tudo que você precisa saber sobre o ENEM 2019 está aqui, basta dar o play!

 

 

Porque fazer o ENEM 2019

Se você ainda não está convencido sobre porque fazer ENEM, nós vamos te explicar quais são as suas opções a partir do exame. O ENEM passou por algumas mudanças nos últimos tempos, mas o que não mudou foi a sua importância. Com a nota do exame você podem se inscrever para programas de bolsas e financiamento estudantil. Ou seja, seu futuro começa com ele!

Por isso, separamos quatro opções para te convencer da importância do ENEM.

 

1. ENEM e Vestibular

O ENEM é a forma de seleção para o ingresso de várias instituições de ensino superior pelo Brasil. Há diferentes formas de validar a nota do exame, ela pode ser utilizada como fase única, como 1ª fase, como parte da nota ou para preencher vagas remanescentes. Sendo assim, você pode participar de vários vestibulares ao mesmo tempo com apenas uma preparação específica.

 

2. ENEM e Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é totalmente online e utiliza a nota do ENEM para o ingresso em universidades públicas do país. Esses candidatos não precisam passar por vestibular tradicional e podem seguir com o objetivo de concluir um curso de nível superior.

O Sisu abre inscrições duas vezes por anos, nos meses de janeiro e junho. E para participar, os estudantes só não podem ter zerado a redação. Para verificar mais informações é só acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e conferir quais são as instituições participantes e os cursos oferecidos.

 

3. ENEM e ProUni

Mas se o seu foco não são as universidades públicas, não se preocupe O ENEM também é a solução para você conseguir estudar em uma instituição particular. O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos integrais e parciais. E para participar, o candidato precisa ter alcançado uma média de 450 pontos no ENEM.

 

4. ENEM e Fies

Outro benefício do ENEM é o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Por ele, você consegue financiar as mensalidades do curso com taxas de juros menores do que aquelas praticadas no mercado. Para participar, os estudantes precisam ter tirado no mínimo 450 pontos nas provas do ENEM e não ter zerado a redação. Esse programa é dividido em duas etapas: FIES e P-FIES. O primeiro é a modalidade tradicional que traz juro zero e correção pela inflação. Já o segundo é a modalidade realizada pelos bancos e traz juros variáveis.

 

Novidades para o ENEM 2019

Com a publicação do edital, pudemos notar algumas novidades nesta edição. Listamos abaixo para você ficar atualizado.

  • Lanches levados nos dias de provas serão revistados;
  • Novo sistema de inscrições;
  • Inclusão de foto opcional na inscrição;
  • Espaço para realizar contas no final do caderno de questões;
  • Espaço com linhas para rascunho da redação;
  • Candidatos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão sinalizar se usam aparelho auditivo ou implante coclear no ato da inscrição.

 

Quando começar a estudar para o ENEM 2019

Agora que você já sabe pra que fazer o ENEM e conhece todas as sua possibilidades, vamos falar um pouco sobre a sua preparação. Não se prenda a questões como: “quantos meses estudar para o ENEM?” ou “quantas horas estudar por dia para o ENEM?”. Você precisa começar sua preparação hoje e adequar seus estudos a sua rotina já existente.

O primeiro passo é fazer uma planilha e ver em quais horários você tem compromissos inadiáveis como trabalhar, almoçar, ir a uma consulta médica e etc. A partir disso, você conseguirá ver quais são as lacunas de tempo entre essas atividades e poderá encaixar seus estudos. E atenção, qualquer meia hora pode ser bem aproveitada.

Depois disso, você precisará escolher um bom preparatório. Na hora de avaliar os cursos já existentes, você precisa ver aquele que melhor otimiza seu tempo. Afinal, mesmo que você tenha alguns meses para se preparar, não vai querer gastar seu tempo estudando conteúdos que não serão cobrados, não é mesmo? Nos nossos preparatórios você encontra o que estudar para o ENEM 2019 de forma direta, iniciando pelo conteúdo mais importante e só trazendo o que realmente cai nas provas.

Para conhecer melhor o nosso curso e ter certeza que ele foi feito pensando na sua aprovação, separamos abaixo algumas aulas com conteúdos do zero, ou seja, você não precisa de nenhum conhecimento prévio sobre o assunto. Bons estudos!

 

 

Como estudar por questões ENEM?

Resolver questões de exames anteriores é a melhore forma de testar seus conhecimentos. É a partir dos erros e acertos que descobre quais são os assuntos que estão bem claros para você e aqueles que precisam de uma revisão. Na plataforma Aprova Questões você pode realizar filtros e responder perguntas de matérias, anos e dificuldades específicas.

Encontre um canto silencioso na casa e resolva a prova como se fosse o grande dia. Assim, você diminuirá o nervosismo e poderá prever a forma de cobrança.

Confira abaixo, o vídeo com o tutorial de como utilizar o aplicativo Aprova Questões!

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *