Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas para ser aprovado em concursos públicos

Publicado em 19 de março de 2019 por - Comentar

Longas horas de estudo, provas cansativas e editais que demoram a sair… vida de concurseiro não é fácil! Separamos algumas dicas para ser aprovado em concursos públicos, confira aqui e inicie agora mesmo sua preparação.

Dicas para ser aprovado em concursos públicos

Inicialmente, estar bem informado é muito importante. Além de acompanhar os portais de notícias sugerimos também os nossos programas semanais: Aprova News e Aprova Atualidades.

Aprova News – Notícias atualizadas sobre concursos públicos

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos toda segunda-feira com o Prof. Renato Baggio. Saiba tudo sobre os concursos com inscrições abertas, editais publicados, autorizados e previstos.

Clique aqui e veja a lista completa de concursos com inscrições abertas e editais publicados..

Clique aqui e veja a lista completa de concursos autorizados e previstos.

Aprova Atualidades – Saiba tudo o que está rolando no mundo!

Toda terça-feira, os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata discutem no programa Aprova Atualidades temas relevantes da atualidade que podem cair nas provas dos concursos públicos e do ENEM! Assista:

É importante também manter a disciplina e o foco, e entender que algumas prioridades terão de mudar na hora de iniciar sua preparação. Veja a seguir mais algumas dicas para ser aprovado em concursos públicos:

Comece já

Se você está pensando em entrar no mundo dos concursos públicos, pare de pensar e comece sua preparação já. Não espere o edital ser publicado – até porque o período entre a publicação e a prova é curto. Pode parecer uma dica boba, mas é incrível como essa coisa do “amanhã eu começo” faz a gente perder tempo. Se o seu objetivo é ter um cargo público, é melhor começar hoje mesmo porque a concorrência é grande.

Defina um objetivo

Entre as dicas para ser aprovado em concursos públicos, a escolha do cargo dos seus sonhos é de fundamental importância. Por exemplo, se você almeja um cargo de nível superior em determinado órgão, nunca vai dominar o conteúdo exigido pelo edital se ficar parando para estudar as matérias que caem somente no nível médio. Você também pode fazer outras provas que exigem conteúdo semelhante àquele cobrado pelo edital no qual está focado. Ainda que uma matéria ou outra seja diferente, é uma ótima oportunidade de testar seus conhecimentos. Quanto mais provas você fizer, mais acostumado ficará com o “ambiente” de concurso – e isso ajuda a reduzir a ansiedade na hora da prova.

Organize um quadro de estudos

Avalie quanto tempo você tem para estudar e utilize um método para organizar sua preparação. Quem trabalha e estuda tende a ter menos tempo, mas quem é concurseiro em tempo integral às vezes cai na armadilha de achar que tem tempo de sobra. Defina horários certos para estudar e faça um planejamento de longo prazo para cobrir todo o conteúdo do edital que você está focado. Divida as matérias e estude-as de modo intercalado, para que não fique muito tempo sem estudar um dos itens. A revisão das matérias com frequência é fundamental para mantê-las vivas na memória.

Conheça as bancas e os editais

O CESPE faz questões de verdadeiro e falso e que a Fundação Carlos Chagas prefere questões de múltipla escolha, mas isto é apenas o básico do que você precisa saber. É necessário conhecer quais pontos do edital são mais cobrados e que tipos de “pegadinhas” cada uma pode urilizar. Essa familiaridade ajudará a controlar a ansiedade, aumentando a sensação de domínio da situação. Além disso, a leitura minuciosa do edital auxilia na criação um plano para cada prova. Por exemplo, se as questões que estão no fim valerão mais, você pode decidir começar por elas, para fazê-las com mais calma e evitar chegar nessa parte com a mente cansada.

Pratique exercícios

Exercícios físicos ajudam o corpo a liberar a adrenalina e outros hormônios importantíssimos para a concentração e o foco. Por exemplo, começar o dia com 30 minutos de caminhada antes dos estudos fará com que o cérebro esteja mais ativo e assimile melhor as informações.

Para ajudar os concurseiros não só na hora dos estudos, mas também nos intervalos entre um período e outro de muita concentração, disponibilizamos no Spotify uma playlist para prática de atividade física.

Depois de um certo tempo sentado, lendo e relendo o conteúdo para o próximo concurso público é necessário praticar uma atividade física. Não deixe que a fadiga torne seus pensamentos confusos, sua mente precisa de um intervalo para manter-se produtiva.

Não se esqueça de você

A jornada pode ser longa e cansativa, então é fundamental que você tenha um tempo para cuidar de si mesmo. Não descuidar da alimentação e reservar um tempo para outras atividades, como assistir a filmes e/ou séries ajudará a manter sua saúde mental em dia. É importante se dedicar aos estudos com afinco e disciplina, mas também é fundamental relaxar um pouco e dar atenção aos amigos e familiares.

Com informações da Revista Seleções

Assinatura Light do Aprova

Além das dicas de como estudar para concursos públicos, com o plano de Assinatura Light você poderá acessar todos os cursos disponíveis no portal Aprova Concursos. São mais de dez mil preparatórios à sua disposição, com as melhores videoaulas do mercado gravadas de acordo com os editais. Estude só o que interessa, o que cai na prova.

ASSINATURA LIGHT DO APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

Continue ligado no blog do Aprova Concursos para ser informado em primeira mão. E não esqueça de antecipar seus estudos, assim você sai na frente da concorrência na disputa por uma das vagas.

Veja mais dicas para ser aprovado em concursos públicos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *