Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Temas que podem cair na prova de atualidades dos próximos concursos

Publicado em 12 de março de 2019 por - 3 Comentários

Uma preocupação comum de quem se prepara para concursos são os temas que podem cair na prova de atualidades dos próximos certames.

Se você não tem o hábito de ler livros, jornais e não está por dentro dos assuntos diários do Brasil e do mundo, não se preocupe! Toda terça-feira os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato discutem temas que podem cair na prova de atualidades, no programa “Aprova Atualidades” em nosso canal do YouTube.

Confira abaixo temas que podem cair na prova de atualidades dos próximos certames:

Temas que podem cair na prova de atualidades

Tragédia de Brumadinho

Aprendemos com as tragédias? Precisamos aprender a destinar adequadamente o lixo que produzimos. O que fazemos com o lixo de nosso progresso? Está aí a correlação também com Chernobyl, com o Césio 137 em Goiânia, há mais de três décadas, e a relação humana com aquilo que não entendemos como lixo ou que desconhecemos. Assista:

Idosos e suas relações

Como os idosos estão inseridos em algumas circunstâncias: previdência, saúde, relações sociais e preparação para esse período da vida. O envelhecimento da população e o número de expressões que temos para nos referir aos idosos permite constatar que se trata de uma problemática muito evidente em nossos dias. Assista:

Onda conservadora de direita

Nesta edição os professores fazem um apanhado com vários assuntos interessantes que têm chamado a atenção do mundo. Entre eles o crescimento da extrema-direita na Alemanha, a relação de Donald Trump com o esporte, e um pouco mais sobre um tema que já havia sido abordado, imigração. Assista:

Feminismo

Os professores destacam uma expressão revisitada: o Feminismo Especulativo – o que é, como se faz -, a ligação com o movimento MeToo que completou um ano, os motivos de estranhamentos entre grupos feministas e grupos LGBTs e a declaração do jogador francês Olivier Giroud sobre a impossibilidade de um atleta de futebol se declarar homossexual ainda no século XXI. Assista:

Em muitas culturas, tratar das mudanças do corpo feminino é um tabu ainda no século XXI e é com base nisso que o documentário “Absorvendo o Tabu” se desenvolve, chegando ao ponto de como a economia solidária pode, ao resolver problemas com demandas locais, promover transformações regionais e globais. Assista:

A professora Cleuza Cecato fala sobre a figura feminina, a representatividade das mulheres na política e ainda voto obrigatório e facultativo.

Fake News

A divulgação de notícias falsas é conhecida como fake news e pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde, segurança e educação. Veja o que a professora Cleuza Cecato falou sobre o tema:

Você sabia que existem agências especializadas em produzir notícias falsas? Como confiar e acreditar nas fontes? Tudo que encontramos nas pesquisas do Google é verdadeiro? Essas e outras respostas serão dadas a seguir pelo Prof. Shibata:

Imigração e Fronteiras

Na edição sobre as fronteiras do Brasil, os professores discutem a situação de um grupo de venezuelanos teve seus pertences queimados na fronteira com Roraima, no Brasil. Isso traz à tona mais uma vez a vulnerabilidade de quem se desloca e a necessidade de um olhar empático para essas pessoas. Assista:

No Aprova Atualidades 83 os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falaram sobre a reunião do Conselho Europeu para tratar do tema imigração. Assista:

Os professores também falaram sobre a crise da Venezuela e o processo de migração. Dos 30 milhões de habitantes venezuelanos, um milhão veio para o Brasil nos últimos anos. Assista:

Racismo

Os professores falaram sobre a importância da obra de James Baldwin. Saiba como as propostas de leitura de realidade de Baldwin podem ser trazidas para os problemas atuais do Brasil. Assista:

Nesta edição foram relacionados dois temas muito importantes para o repertório de quem está estudando e de todos os que desejam entender melhor algumas relações sociais contemporâneas: os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e o lançamento de um clipe nos EUA: This is America. Assista:

Os professores comentaram sobre o aniversário do assassinato do pastor, ativista e defensor dos direitos civis dos negros Martin Luther King, em 4/4/1968. Além de outros tantos acontecimentos marcantes, 1968 entrou para a história como o ano que fez adormecer uma das vozes mais proeminentes na luta contra a segregação racial norte-americana do século XX. Assista:

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Para saber mais temas que podem cair na prova de atualidades veja também outras edições do programa. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Assinatura Light do Aprova

Além das dicas de como estudar para concursos públicos, com o plano de Assinatura Light você poderá acessar todos os cursos disponíveis no portal Aprova Concursos. São mais de dez mil preparatórios à sua disposição, com as melhores videoaulas do mercado gravadas de acordo com os editais. Estude só o que interessa, o que cai na prova.

ASSINATURA LIGHT DO APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

Continue ligado no blog do Aprova Concursos para ser informado em primeira mão. E não esqueça de antecipar seus estudos, assim você sai na frente da concorrência na disputa por uma das vagas.

Veja mais dicas de como estudar para concursos públicos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *