Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Arquivos secretos do Vaticano na edição 120 do Aprova Atualidades

Publicado em 12 de março de 2019 por - Comentar

Os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre os arquivos secretos do Vaticano referentes à 2ª Guerra e ao papa Pio XII, acusado por alguns historiadores de manter silêncio sobre o Holocausto.

Nesta semana em que se completam 6 anos do papado de Francisco, ele anunciou recentemente a abertura dos arquivos secretos do Vaticano do período do papado de Pio XII, durante a II Guerra Mundial. Trata-se de uma notícia que é motivação para os professores discutirem como é o comportamento dos diferentes países em relação ao tempo pelo qual deve ser mantido sigilo sobre documentos.

Saiba mais sobre os arquivos secretos do Vaticano na edição 120 do Aprova Atualidades. Assista:

Aprova Atualidades 120 – Arquivos secretos do Vaticano

Vaticano vai abrir arquivos secretos de pontificado de Pio XII durante a 2ª Guerra Mundial

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (4) que decidiu abrir os arquivos secretos do Vaticano no pontificado do papa Pio XII. O pontificado de Pio XII é criticado por ter se silenciado diante do Holocausto.

Alguns judeus acusaram Pio XII, cujo pontificado foi de 1939 a 1958, de fechar os olhos ao Holocausto. O objetivo é rebater a acusação de que Pio XII não levantou a voz contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, algo sempre negado pelo Vaticano.

Por que o papa Francisco ordenou a abertura dos arquivos secretos do Vaticano sobre o Holocausto judeu?

No momento em que o papado de Francisco se vê envolvido em um dos maiores escândalos da Igreja pela dimensão imponente dos escândalos de pedofilia, ele acaba de anunciar a abertura total dos arquivos secretos vaticanos sobre o pontificado de Pio XII, o papa tantas vezes acusado de ter-se omitido na condenação do Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

Aprova Atualidades 66 – Papa Francisco

No dia 13 de março de 2018, Francisco completou 5 anos de pontificado. O Papa trazido “do fim do mundo”, nas palavras dele, e que teria uma passagem breve como “Bispo de Roma”, está há cinco anos reinventando muitas maneiras de agir política e religiosamente à frente da gestão do Vaticano. Criticado e aplaudido, o argentino de hábitos simples, Jorge Bergoglio, ganhou popularidade entre os jovens, elogios entre líderes políticos internacionais e tem tem esbanjado voluntarismo no que tange a questões humanitárias, como a acolhida a refugiados. Clique aqui e assista ao Aprova Atualidades sobre o Papa Francisco!

Os Afogados e os Sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas – Primo Levi

O Holocausto, as deportações, os trens, as câmaras de gás e seis milhões de judeus realmente existiram. Faz pouco mais de meio século. Não é possível que isso se repita, nem mesmo sob diferentes roupagens, interesses e alvos. Este é o ponto principal do que este livro tem a dizer. Os afogados e os sobreviventes traz a reflexão de Primo Levi sobre o dia a dia de Auschwitz, a disciplina cega dos SS, os milhões que tiveram seu futuro negado pelo simples fato de nasceram judeus. O autor italiano revisita aqui sua primeira obra e, com maturidade crítica, busca respostas para perguntas que durante anos martelaram em entrevistas ou no senso comum: por que vocês não fugiram? Por que não se rebelaram? Um registro fundamental para que as novas gerações conheçam e entendam o que foi o holocausto, e com isso nunca permitirem que história se repita.

Filme exibido em Cannes reacende polêmica sobre Papa Pio XII

Lançado em 2015 o filme britânico independente Shades of Truth (Sombras da Verdade) defende a tese de que Pio XII salvou milhares de pessoas e seria, na verdade, o “Papa dos Judeus”. Dirigido pela cineasta, roteirista e produtora italiana Liana Marabini, o filme conta a história de um nova-iorquino que, em uma jornada pessoal, parte em busca da verdade sobre Pio XII.

Argo – Dica de Filme

O filme “Argo” conta a versão dos diplomatas americanos que escaparam. Sem que ninguém percebesse, seis funcionários da embaixada deixaram o prédio durante a invasão dos manifestantes e se refugiaram na casa do embaixador do Canadá. Para levá-los de volta ao território americano, o agente da CIA Antonio Mendez (interpretado por Ben Affleck) inventou um filme de ficção científica e criou identidades falsas para que eles se passassem por uma equipe canadense de cinema. Clique aqui para saber mais!

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *