Horário de nascimento é o último critério de desempate a ser considerado em todos os 23 cargos para os quais haverá concurso

Participantes do concurso da Prefeitura de Curitiba, no Paraná, devem informar, no ato da inscrição, o horário de nascimento descrito na certidão.

A medida, adotada pela primeira vez na Prefeitura, é necessária por ser um dos critérios de desempate definidos para esse concurso.

 

Critério de desempate

Em todos os editais, havendo empate, o primeiro critério é a preferência do candidato com mais de 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso.

As demais condições variam conforme o cargo. Para cada caso são consideradas especificidades da atuação e o perfil profissional necessário para a atividade.

Podem ser critérios de desempate a maior pontuação nas questões de conhecimentos específicos, nas questões de Língua Portuguesa, ou na prova de títulos, entre outros.

No caso de Agente Administrativo, por exemplo, os critérios seguintes ao estabelecido no Estatuto do Idoso são: aquele que obtiver maior pontuação nas questões de informática, o que tiver a maior nota nas questões de Língua Portuguesa, depois, o que alcançar maior pontuação nas questões de raciocínio lógico, e a seguir, o que tiver melhor desempenho nas questões de legislação.

Se o empate persistir, terá preferência o candidato que tiver mais idade, considerada a data e o horário de nascimento.

 

Se a certidão não tiver o horário, candidato pode pedir atualização do documento de registro civil

A vice-presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen) e membro da diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Elizabete Regina Vedovatto, explica que, caso a informação do horário não conste na certidão de nascimento, o candidato pode solicitar a certidão atualizada. “No livro daquele registro de nascimento consta a informação, ou seja, geralmente o cartório tem este dado”, afirma. Elizabete informa que em poucos casos o cartório não terá a informação.

O documento pode ser solicitado em qualquer cartório de registro civil, mesmo que não seja aquele que a pessoa foi registrada quando nasceu ou o que fez o registro do casamento. O documento pode ser o de breve relato ou o de inteiro teor.

“Em alguns locais, o documento sai na hora. Em outros, pode levar até cinco dias. O valor pago ao cartório muda conforme o estado”, disse ela.

É possível solicitar o documento também pelo site da Central de Informações do Registro Civil – CRC (sistema.registrocivil.org.br) ou pelo site do E-certidões (e-certidoes.com.br).

 

Orientação aos candidatos

A recomendação é que o candidato certifique-se de que não há a informação na certidão de nascimento. “Caso não conste o horário, instruímos para que informe 23h59, último minuto do dia do nascimento, para poder completar a inscrição”, diz o coordenador geral do Núcleo de Concursos, Altair Pivovar.

Os candidatos que tenham dúvidas podem entrar em contato com o Núcleo de Concursos da UFPR pelo sistema interativo do site ou por telefone. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelos números 3313-8800 ou 3313-8801.

 

Concurso da Prefeitura de Curitiba

Totalizando 139 vagas, a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, divulgou 8 editais para o seu concurso público.

Os quatro primeiros editais divulgados oferecem 62 vagas de níveis Médio e Superior.

Já os últimos editais destacam a abertura de 77 oportunidades, também de níveis Médio e Superior.

 

Inscrição para mais de um cargo

Com datas de provas distintas, sendo a primeira no dia 28 de abril e a segunda em 5 de maio, o concurso da Prefeitura de Curitiba permite que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo.

Neste caso, os candidatos devem observar se atendem a escolaridade e os requisitos da função, além de conferir se as datas de de provas não coincidem.

 

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Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

 

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