Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas de como estudar para concursos públicos

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 por - Comentar

Acompanhar as notícias, manter um cronograma de estudos, praticar com exercícios e provas anteriores… Tudo isso é importante, mas afinal qual é a melhor maneira de se preparar? Confira dicas de como estudar para concursos públicos!

Veja dicas de como estudar para concursos públicos

  • Identifique seu perfil

Estudar é uma estratégia que precisa ser elaborada e praticada, assim como a escrita e a resolução de questões. Ao iniciar seus estudos você deve reconhecer quais são suas maiores habilidades. Como você consegue absorver os conteúdos mais facilmente?

  • Videoaulas?
  • Resumos por escrito?
  • Em qual horário do dia sua concentração é maio?
  • Tolera barulho ou precisa de silêncio total?

Respondendo as perguntas acima você identificará o seu perfil de estudante. A partir da identificação dessas características pessoais, fica muito mais fácil definir uma estratégia e, enfim, encontrar a melhor maneira de estudar para concursos públicos.

Também é preciso encarar o inimigo de frente. Em quais matérias você tem mais dificuldade? E quais são “mais fáceis” de absorver? Ter isso em mente é importante para definir quanto tempo é necessário para cada disciplina e como estudar seus pontos principais.

  • Crie um cronograma

É importante se organizar e elaborar um cronograma realista para as horas livres. Se você trabalha durante o dia, pode planejar seus estudos para o período da noite. Mas lembre-se, programe picos de estudo com intervalos para lanches, alongamento e descansos.

Reserve 45 minutos para cada disciplina e fazer um intervalo de 15 minutos entre uma e outra. Você pode construir uma planilha e atualizá-la toda semana, de acordo com o conteúdo vencido e o que ainda precisa ser visto.

Lembre-se de que o estudo diário é fundamental. Por mais que a sua agenda seja cheia, é preciso reservar um horário para se dedicar inteiramente, nem que seja para revisar conteúdos ou resolver algumas questões.

O controle do tempo é fundamental para driblar o cansaço e a vontade de fazer atividades de lazer. Mas é importante que você também não se sufoque com estudos. Descansar a mente ajuda a renovar as energias para absorver melhor o conteúdo.

  • Construa mapas mentais

Os mapas mentais são esquemas visuais que ajudam o cérebro a solidificar informações, especialmente quando elas possuem uma relação lógica.

Para estudar disciplinas mais teóricas, como História e Literatura, esta pode ser a solução. Pesquise modelos, quando for fazer o seu, tente não consultar o conteúdo. Escolha um tema específico e resgate tudo o que sabe sobre ele para, então, ordenar as suas ideias no papel.

Na construção de um mapa mental, você deve levar em consideração a ideia central (o tema do seu estudo). Posicione-o no centro da folha, de preferência na horizontal, para ter mais espaço livre.

A seguir pense nas ramificações. A partir da ideia central, desenhe essas ramificações com as ideias secundárias. Imagine uma “árvore” onde os galhos são as conexões entre o tema e as ideias.

Use imagens e palavras-chave que representem essas conexões a fim de sintetizar o conteúdo e ajudar na memorização. Cores também ajudam o cérebro a ter mais foco em cada informação.

Destaque com tons diferentes as informações mais importantes. E ainda, levem consideração as atualizações. Se for necessário, volte ao mapa mais tarde para acrescentar novas ideias.

  •  Treine com simulados e provas antigas

Resolver simulados e provas anteriores facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Descubra qual é a banca responsável pelo concurso que você irá prestar, pois apesar da variação nos temas, o formato das questões deverá ser o mesmo de certames já realizados.

Além do conhecimento, provas de concurso também são uma questão de prática. Se você estiver familiarizado com as provas, as chances de você aumentar o seu desempenho são bem maiores.

Portanto, treine como se fosse o dia oficial. Veja qual é o tempo total da prova e divida pelo número de questões. Com isso, você saberá o tempo máximo por questão e treinará a sua agilidade.

Com informações do Catraca Livre

Assinatura Light do Aprova

Além das dicas de como estudar para concursos públicos, com o plano de Assinatura Light você poderá acessar todos os cursos disponíveis no portal Aprova Concursos. São mais de dez mil preparatórios à sua disposição, com as melhores videoaulas do mercado gravadas de acordo com os editais. Estude só o que interessa, o que cai na prova.

ASSINATURA LIGHT DO APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

Continue ligado no blog do Aprova Concursos para ser informado em primeira mão. E não esqueça de antecipar seus estudos, assim você sai na frente da concorrência na disputa por uma das vagas.

Veja mais dicas de como estudar para concursos públicos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta a página do Aprova no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *