Saiba quais critérios são usados para corrigir sua Redação

Uma dúvida que mexe com a cabeça de milhares de estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio é: como é corrigida a Redação do ENEM? Nós vamos te mostrar quais são os critérios levados em conta na hora de avaliar o seu texto. Lembrando que você também pode consultar todas essas informações no seu Guia do Participante, produzido pelo INEP, responsável por fazer as provas do ENEM.

Mas vamos lá… São cinco os critérios, ou melhor, são cinco as competências avaliadas, cada uma delas valendo 200 pontos. Mas em linhas gerais, o que cada uma dessas competências destaca?

  • Atendimento à norma padrão e escrita;
  • Conhecimentos relacionados a outras áreas inter-relacionados no texto e obediência ao gênero dissertativo-argumentativo solicitado no ENEM;
  • Seleção e organização de fatos, opiniões, ideias, exemplos, enfim, as estratégias argumentativas empregadas na construção do texto, se esse texto apresenta um repertório sociocultural produtivo e também se é possível evidenciar pela leitura um projeto de texto, que é aquela ideia embrionária que antecede o rascunho;
  • A interligação visível entre cada frase e entre cada parágrafo do texto. Por que uma interligação visível? Porque ela é feita por conectores, expressões, que dão liga às frases, que estabelecem as relações de implicação e outras tantas;
  • E uma junção de cinco itens que devem obrigatoriamente estar na Redação: Quem faz? O que faz? Como faz? Para quem? Qual é o desdobramento ou resultado esperado? Essa é uma proposta de intervenção completa nos parâmetros atuais de correção.

No vídeo abaixo, a professora do Aprova no ENEM, Cleuza Cecato, explica detalhadamente essas competências e dá dicas preciosas de como você pode colocá-las em prática na hora de treinar e, principalmente, no momento de fazer a Redação propriamente dita. Vale muito a pena assistir!

 

Um precioso conselho dado pela Prof.ª Cleuza é “se você tem alguma dificuldade em relação a perceber os critérios ou competências de correção, a sugestão é que você olhe com carinho, cautela e compreensão todos os itens tratados ou na cartilha ou no guia do participante, desta forma você tem como praticar a empatia e alteridade com o seu corretor, e se colocar no lugar dele”.

Faça uso da sugestão dada por ela e troque textos com colegas, ou guarde seus textos por um tempo para depois aplicar os critérios de correção. Acredite, isso pode fazer diferença no seu desempenho e te ajudará a produzir textos o mais próximo possíveis do que é solicitado no ENEM.

E por fim, a professora diz que você “não precisa ser uma mosquinha curiosa para sobrevoar o avaliador durante a correção da Redação do ENEM, é só estudar seguindo cuidadosamente os critérios, as competências avaliadas, que assim é possível garantir um bom desempenho e fazer um texto que vá além dos 800 pontos”.

 

Não deixe que a Redação do ENEM te assuste!

Se tem um momento do ENEM que tira o sono de muitos estudantes, esse momento é a Redação. Mas acredite, você não precisa ter medo… Pensando em te deixar muito bem preparado nós criamos o curso online “Redação Para ENEM“. São 10 videoaulas, produzidas pela Prof.ª Cleuza Cecato, repletas de dicas que certamente farão a diferença durante sua caminhada até o grande dia.

No vídeo abaixo a própria Prof.ª Cleuza fala um pouco mais sobre o curso:

 

Saiba como mandar muito bem no ENEM…

Essa é a parte mais tranquila de entender. Para ter sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio você precisa da melhor preparação e isso é sinônimo de Aprova!

Com o “Aprova no ENEM“, além das videoaulas individuais de cada disciplina, você terá também as interdisciplinares. Todo conteúdo está em forma de plano de estudos, basta segui-los e automaticamente você estará se preparando da melhor maneira! Temos ainda resolução de questões, revisões, e muito mais.

 

ESTUDE PARA O ENEM 2019 COM O APROVA
Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Agora é com você! Tenha à disposição todo o necessário para mandar muito bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Vem para o Aprova no ENEM e confirme que aqui o ENEM é sem mistério!

Simulado ENEM 2019

Separamos questões que mais têm chance de aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019, são duas opções de língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Clique aqui e turbine sua preparação para o ENEM 2019!

Veja mais notícias sobre o ENEM no Blog do Aprova

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta a página do Aprova no ENEM no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *