Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Idosos em algumas de suas circunstâncias é o tema do Atualidades

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 por - Comentar

O tema do programa são os idosos em algumas de suas circunstâncias: previdência, saúde, relações sociais e preparação para esse período da vida.

Há idosos criando canais de YouTube para não se sentirem sozinhos, iniciativas de ONGs que promovem contato para aprendizado de língua estrangeira entre jovens de outros países e pessoas residentes em asilos.

Existem também muitas produções de cinema e outras artes que retratam por diferentes pontos de vista a terceira idade, em um tempo em que o número de pessoas acima de 60 anos não para de crescer.

Isso tudo denota o envelhecimento da população e o número de expressões que temos para nos referir aos idosos permite constatar que se trata de uma problemática muito evidente em nossos dias.

Assista:

Aprova Atualidades 116 – Idosos

Abaixo confira os links dos assuntos citados pelos professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato neste Atualidades sobre idosos:

Confira a nova regra do INSS para benefício sem desconto

A possibilidade de o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conseguir a aposentadoria sem desconto do fator previdenciário ficou um pouco mais difícil na última segunda-feira, quando entrou em vigor a fórmula 86/96.

Itália adota ‘renda cidadã’ e reduz idade para aposentadoria

O governo italiano divulgou na noite desta quinta-feira (17) os decretos que criam a “renda cidadã” e reduzem a idade para a aposentadoria, duas promessas dos partidos populistas no poder.

“Este governo cumpre com suas promessas”, celebrou o chefe de governo, Giuseppe Conte, durante entrevista coletiva ao lado dos vice-primeiros-ministros Matteo Salvini (Liga, extrema direita) e Luigi Di Maio (Movimento 5 Estrelas, antissistema).

Entrevista com Philip Roth: “A velhice é um massacre”

Talvez se possa supor que a sentença mais citada do seu livro será – se já não for: “A velhice não é uma batalha, é um massacre”.

Roth – Eu estava assistindo ao noticiário da televisão sobre as inundações em Nova Orleans enquanto eles estavam evacuando as casas de velhos – e disse em voz alta para a pessoa que estava comigo: “A velhice é um massacre”. Parecia que estavam retirando pessoas de um campo de batalha.

Tentativas de fazer algo da vida

Quem tem medo de envelhecer torcerá o nariz naturalmente e fará uma leitura enviesada. O autor traça um retrato nu e cru das dificuldades na convivência de velhos em um asilo dividido em duas alas, uma aberta (para velhos autônomos), e uma fechada (para demenciados).

O Curioso Caso de Benjamin Button

Com direção de David Fincher e estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, com Taraji P. Henson, Tilda Swinton, Jason Flemyng, Elias Koteas e Julia Ormond, Benjamin Button é uma grande história de um homem incomum as pessoas e lugares que ele conhece ao longo do caminho, os amores que encontra, as alegrias da vida e a tristeza da morte, e o que dura além dos tempos.

Aos 74 anos, Michael Douglas estrela a série ‘O Método Kominsky

Sandy Kominsky não é exatamente um homem na flor da idade. Já foi um disputado treinador de dramatização de estrelas, mas hoje vive de ensinar aspirantes a Hollywood a enfrentar entrevistas para atuação em séries de TV ou em comerciais de xampu. Ele tem três casamentos fracassados, uma filha adolescente que não o leva a sério e um corpo que começa a se rebelar contra o dono. Assim, quando Michael Douglas foi convidado e fazer o mal-ajambrado protagonista da nova série cômica da Netflix O Método Kominsky, ele disse que só havia um meio de dar conta da tarefa, aos 74 anos: “Com graça e alegria”. E acrescentou: “Se é para encontrar comédia em envelhecer, eu sou o cara”.

Após virar fenômeno da internet, ‘vovô do slime’ é alvo de fake news

Fenômeno entre os brasileiros na internet nas últimas semanas, Nilson Izaias Papinho, de 72 anos, é mais uma vítima de fake news. Após o sucesso feito no Youtube e em outras redes sociais — o canal do senhor tem mais de três milhões de inscritos —, o morador de Juquiá, no interior de São Paulo, viu boatos sobre um suposto comportamento pedófilo crescerem em proporção parecida com a qual ganhou tantos seguidores.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *