Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Brumadinho na edição 115 do Aprova Atualidades

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 por - Comentar

Nesta semana, a reflexão proposta pelo programa passa pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e pela eloquência de Cremona (norte da Itália).

O que esses dois locais têm em comum neste começo de 2019? O silêncio! Na leitura de intertexto e analogia desta semana os professores querem conduzir os espectadores a uma abordagem de raciocínio que pode singularizar um posicionamento sobre os motivos que geram o nosso silêncio.

Aprendemos com as tragédias? Precisamos aprender a destinar adequadamente o lixo que produzimos. O que fazemos com o lixo de nosso progresso? Está aí a correlação também com Chernobyl, com o Césio 137 em Goiânia, há mais de três décadas, e a relação humana com aquilo que não entendemos como lixo ou que desconhecemos.

Assista:

Aprova Atualidades 115 – Brumadinho

Abaixo confira os links dos assuntos citados pelos professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato neste Atualidades sobre Brumadinho:

Artigo do El País propõe Nobel da Paz a bombeiros de Brumadinho

Um artigo de Juan Arias, correspondente estrangeiro no Brasil do jornal espanhol El País, propõe que o primeiro prêmio Nobel da Paz brasileiro vá para a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A crônica foi postada nessa quinta-feira (31) apenas na versão brasileira do periódico.

Para salvar Stradivarius, uma cidade inteira fica em silêncio

Florencia Rastelli ficou mortificada. Barista muito experiente, ela jamais deixou uma xícara de café cair, segundo disse. Mas na segunda-feira passada, enquanto limpava o balcão do café Chiave di Bacco, onde trabalha, ela derrubou um copo, que se quebrou com um estrondo ao bater no chão.

Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear – Svetlana Aleksiévitch

Em 26 de abril de 1986, uma explosão seguida de incêndio na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia – então parte da finada União Soviética -, provocou uma catástrofe sem precedentes em toda a era nuclear: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera da URSS e em boa parte da Europa. Em poucos dias, a cidade de Prípiat, fundada em 1970, teve que ser evacuada.

Cápsula de material radioativo encontrada em Alagoas não contém césio-137

MACEIÓ – Uma cápsula de raio-X contendo material radioativo foi recolhida pela Vigilância Sanitária em um ferro-velho na cidade de Arapiraca, no interior de Alagoas, na tarde desta terça-feira. Fechado e sem nenhum tipo de manipulação, o objeto foi localizado após uma denúncia anônima.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *