Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Cultura e intertextos na edição 112 do Aprova Atualidades

Publicado em 15 de janeiro de 2019 por - Comentar

Nestas primeiras semanas do ano, um dos objetivos dos professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato é oferecer dicas de cultura, indicando repertório de leitura e possibilidades de intertextos nas mais diversas áreas do conhecimento. Assista:

Aprova Atualidades 112 – Cultura e intertextos

As possibilidades de leitura são múltiplas, vão desde o entretenimento até as obras clássicas literárias ou científicas e a leitura adequada das características de linguagem e conteúdo dessas obras permite que tenhamos maior capacidade de discussão, argumentação e elaboração de hipóteses ou reflexões sobre os mais diversos temas.

Além disso, recentemente ocorreu a premiação do Globo de Ouro, que faz um balanço das produções cinematográficas e de séries em que devemos ficar de olho para estabelecer possíveis intertextos.

O sol na cabeça – Geovani Martins

Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades próprias da idade soma-se a violência de crescer no lado menos favorecido da “Cidade partida”, o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI.

O quarto de Giovanni – James Baldwin

Lançado em 1956, o segundo romance de James Baldwin é uma obra-prima da literatura americana. Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha. Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.

Wanderlust – Navegar é Preciso

Depois de anos juntos, a vida sexual deles esfriou. Incapazes de reacender a paixão, uma terapeuta e o marido decidem abrir o casamento. Disponível na Netflix.

Maniac

Dois desconhecidos se aproximam durante o teste de uma nova droga farmacêutica controlado por um médico com seus próprios traumas e um computador emocionalmente complexo. Disponível na Netflix.

Roma

Vencedor do Oscar, o diretor Alfonso Cuarón faz um retrato comovente da vida familiar no México durante os turbulentos anos 1970. Disponível na Netflix.

O novo iluminismo – Steven Pinker

Em O novo Iluminismo, uma original avaliação da condição humana no terceiro milênio, o cientista cognitivo Steven Pinker nos incita a rechaçar manchetes alarmistas e profecias apocalípticas, que vicejam nos dias atuais e influenciam nossa visão de mundo. Com 75 gráficos impressionantes, ele demostra que a vida, a saúde, a prosperidade, a segurança, a paz, o conhecimento e a felicidade estão em ascensão, não apenas no Ocidente, mas em todo o mundo.

The Good Place

Depois de morrer, a egocêntrica Eleanor é enviada por engano ao lado bom do Além. Agora ela está determinada a se tornar uma pessoa melhor para continuar lá. Disponível na Netflix.

Chá com as damas

Juntas no mesmo ramo por décadas, as consagradas atrizes Eileen Atkins, Judi Dench, Joan Plowright e Maggie Smith deixam de lado os holofotes por alguns instantes para realizarem conversas intimistas, sinceras e reflexivas a respeito de suas carreiras, vidas pessoais e as influências de suas carreiras para a consolidação de uma amizade entre as quatro. Saiba mais no Adoro Cinema.

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle e o reencontro triunfal na véspera do Live Aid, onde Mercury, agora enfrentando uma doença fatal, comanda a banda em uma das maiores apresentações da história do rock. Durante esse processo, foi consolidado o legado da banda que sempre foi mais como uma família, e que continua a inspirar desajustados, sonhadores e amantes de música até os dias de hoje.

Globo de Ouro 2019 surpreende com ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Green Book’

Em um ano especialmente difícil para as previsões a respeito dos prêmios de Hollywood, o Globo de Ouro decidiu ignorar os favoritos e premiou Bohemian Rhapsody como melhor drama e Green Book como melhor comédia. A decepção foi maiúscula para o filme com mais indicações, Vice, e para um dos fenômenos de crítica e público do ano, Nasce Uma Estrela, que só recebeu o prêmio de melhor canção. Em meio às surpresas, a 76ª edição do Globo de Ouro consagrou, como se esperava, o drama Roma, de Alfonso Cuarón, que saiu com dois troféus.

“Moça da água” rouba cena de famosos no Globo de Ouro e faz a alegria da web

O Globo de Ouro de 2019 já criou uma nova celebridade: a “moça da água”, uma morena que roubou a cena ao aparecer no fundo de várias fotos de famosos no tapete vermelho da premiação.

Segurando uma bandeja cheia de garrafinhas de água, a jovem, uma modelo canadense chamada Kelleth Cuthbert, se posiciona estrategicamente atrás dos famosos e, às vezes, olha diretamente para a câmera, dando um sorriso tímido.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *