Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

ENEM 2019: saiba como tirar nota 1.000 na redação

Publicado em 10 de janeiro de 2019 por - Comentar

Saiba tudo sobre a redação do ENEM

Quem está se preparando para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sabe o quanto é importante fazer uma boa redação. Para ajudar na sua preparação disponibilizamos uma folha modelo em PDF, que você pode imprimir e treinar seu texto antes do ENEM. Clique aqui e comece já!

Na edição de 2017 da prova, somente 53 alunos de um total de 4,7 milhões, receberam nota máxima no texto. As notas do último ENEM estão previstas para serem divulgadas no dia 18 de janeiro.

A redação do ENEM é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada corretor atribui uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Como iniciar a redação do ENEM

Confira também com a Prof.ª Cleuza Cecato dicas de como iniciar sua redação. Uma sugestão é que o texto seja organizado em quatro parágrafos, sendo um para introdução, dois para desenvolvimento e um para conclusão. Saiba mais na videoaula abaixo:

Critérios da nota da redação do ENEM

A nota da redação varia entre zero e 1.000 pontos e é atribuída respeitando-se os critérios que estão no regulamento do Exame que pode ser acessado no Portal do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante) e na Cartilha de Redação do ENEM.

De acordo com a página do ENEM, considera-se a existência de discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

  • Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.
  • Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Nesse caso, sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.
  • Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas.
  • Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Situações que podem zerar a redação do ENEM

Segundo informações divulgadas na página do ENEM, a banca avaliadora poderá atribuir nota zero à redação que:

  • Não atender à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
  • Não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”.
  • Apresente até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”. As linhas com cópia de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do número mínimo de linhas.
  • Apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
  • Apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Curso de redação para ENEM

Pensando em você nós criamos o curso online “Redação Para ENEM”. São 10 videoaulas, especialmente formuladas pela Profª. Cleuza Cecato, repletas de dicas que certamente farão a diferença durante sua caminhada até o grande dia.

E ao fim do curso você ainda poderá colocar em prática tudo o que aprendeu. Será possível enviar uma redação, baseada em alguns temas que iremos sugerir, e ela será corrigida e comentada de maneira personalizada pela equipe Aprova no ENEM. Desta forma você saberá como foi seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo.

Dicas de quem conquistou nota mil na redação do ENEM

Thaís Fonseca Lopes de Oliveira, de 19 anos, sempre gostou de escrever, mas para fazer a redação do ENEM precisou de treino. Preparou-se desde o 9º ano do ensino fundamental, estudou as competências exigidas no exame, escreveu e leu muito, e conseguiu o feito de ter nota mil na redação em dois anos consecutivos.

“Não esperava tirar nota mil nos dois anos. Foi uma grande surpresa, não achava que fosse provável repetir esse feito. Mas ao mesmo tempo sei que me dediquei bastante e trabalhei minhas dificuldades”, diz Thaís, moradora de Cuiabá (MT).

Embora tenha conquistado uma boa nota no Enem em 2016, esta não foi suficiente para conseguir a vaga que Thaís queria, por isso ela voltou para o cursinho. Em 2017, novamente com mil na redação, ela atingiu seu objetivo e foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A estudante fez o vestibular da instituição e também aproveitou a nota do Enem para a seleção.

Leia mais em BBC Brasil

Veja mais notícias sobre o ENEM no Blog do Aprova

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta a página do Aprova no ENEM no Facebook! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *