Na edição de hoje os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato discutem as escolhas de cor e palavra do ano.

A comemoração de Ano Novo já passou, mas as primeiras semanas do novo ano costumam ser de intensas repercussões sobre o que se espera e o que se quer mudar para os próximos 365 dias.

As cores, as roupas, as simpatias, os alimentos, enfim, quase tudo o que se faz entre o 31/12 e o dia 1.º de janeiro tem uma simbologia associada a algum recorte cultural. Assista:

Aprova Atualidades 111 – Cor e palavra do ano

A escolha da cor é um desejo, uma predisposição sugerida pela Pantone para melhorar nossa ligação com a natureza e a vida real em resposta à automatização das relações.

Já a palavra representa um balanço geral do comportamento verificado nas redes sociais e na vida pessoal, além das discussões relacionadas ao uso de agrotóxicos. Parece tema antigo, mas ele está sempre em voga no cotidiano e ganha novos contornos constantemente.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre a cor e palavra do ano, tema do Aprova Atualidades 111. Confira:

Pantone anuncia cor do ano 2019

A escolha do ano da Pantone “é um tom coral animador e vivaz com um subtom que energiza e anima”, anuncia a empresa responsável por uma das mais respeitadas escalas de cor internacionais, utilizadas em diversas indústrias. Chama-se Living Coral e tem como referência 16-1546.

Coral vivo é escolhido a cor de 2019; saiba como usar o tom em casa

A Pantone, instituto responsável pela catalogação de cores, lançou nesta quinta (6) sua cor do ano para 2019. O tom escolhido foi o alaranjado “living coral”.

Segundo Blanca Lliahnne, diretora-executiva da Lexus, distribuidora da Pantone no Brasil, a cor simboliza diversão, férias, otimismo e sustentabilidade, e é uma resposta às dificuldades do cotidiano.

“Tóxico” é a palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford

Em 2015, a palavra do ano era “fofo”. Três anos depois, o dicionário Oxford elegeu uma palavra não tão positiva assim: 2018 é o ano do “tóxico”.

A instituição explicou o motivo da escolha dessa palavra em seu site: “A palavra do ano da Oxford é uma palavra ou expressão que é julgada como um reflexo do ethos, do humor ou das preocupações do ano que está chegando ao fim. Ela tem um potencial duradouro como termo de significado cultural”.

Japão escolhe a palavra “desastre” como o símbolo de 2018

Após uma eleição em que participaram quase 200 mil japoneses, a palavra “desastre” foi escolhida para representar o ano de 2018 para o país nipônico.Seihan Mori, mestre de um templo na cidade de Kyoto, desenhou o ideograma que representa a palavra — desde 1995 esse concurso é promovido por uma fundação que estimula o uso do kanji, os caracteres da língua japonesa herdados dos chineses há quase 1,8 ml anos.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *