Nesta semana pós-eleições de 2.º turno, o Aprova Atualidades trabalha com um olhar mais ampliado sobre temas tão presentes no Brasil do século XXI, mas que foram descritos ainda na primeira metade do século XX. Nesse sentido, o livro “Coronelismo, Enxada e Voto”, escrito por Victor Nunes Leal em 1948, segue muito atual, mesmo completando 70 anos em 2018.

Para analisar melhor temas relacionados ao nosso jeito de misturar o público com o privado, vale muito a percepção sobre como Victor Nunes Leal concebe o coronelismo em seu tempo e como ele chega aos nossos dias. O que há de pioneirismo, de clássico e de perene nessas reflexões?

Assistam a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata, com o Aprova Atualidades 101!

 

 

Veja o resumo do assunto abordado pela Profª. Cleuza e pelo Prof. Shibata, clicando aqui.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o tema de hoje Aprova Atualidades. Confira!

Leia trecho de “Coronelismo, Enxada e Voto”

Escrito por Victor Nunes Leal (1914-1985) e publicado em 1948, “Coronelismo, Enxada e Voto: O Município e o Regime Representativo no Brasil” é um marco da ciência política no Brasil. O autor interpreta documentos históricos, legislações e dados estatísticos, uma novidade nos trabalhos de ciência humanas no país.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Assista também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

 

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Esperamos por você! Até semana que vem!

 

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Publicado em 30/10/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *