Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Técnicas para aprender sem muito esforço: confira as dicas!

Publicado em 15 de outubro de 2018 por - Comentar

No post de hoje, trouxemos técnicas para aprender sem muito esforço. E podemos chamar de técnicas porque elas foram comprovadas na prática, vamos explicar direitinho essa história! Pesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso com o objetivo de encontrar novas formas de aprendizagem. Especialistas em memória foram convidados para realizar experimentos para descobrir a maneira mais fácil de uma pessoa guardar novas informações. Cada pesquisador era responsável por um grupo, essas pessoas tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras em lituano e lembrar delas uma semana depois.

O resultado do experimento foi que ao invés de utilizam apenas uma técnica, os grupos tendiam a usar combinações delas. E a BBC listou em seu site as ideias mais promissoras. Confira abaixo:

 

1. Técnicas para aprender sem muito esforço – Reconhecimento da ignorância

Sem fazer ideia da resposta, os participantes da pesquisa foram convidados a adivinhar o significado das palavras lituanas. Obviamente, eles sempre erraram na primeira vez, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer sentido posteriormente. Reconhecer a própria ignorância, ou seja, que você não sabe aquela resposta, deixa sua mente em ação, ajudando na memorização de informações. Essa observação vem da ideia de “dificuldade desejável” na  psicologia, em que realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e cria uma base para recordar o conhecimento mais tarde.

 

2. Técnicas para aprender sem muito esforço – Ver além dos cadernos

Para não perder muito tempo estudando, os participantes programaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida. Assim, você tem algo a menos para se preocupar e pode otimizar seu tempo. Seguindo esse esquema, apps e canais podem ser de grande valia para memorizar conceitos, sem dizer que o ato de olhar para algo além de seus livros e anotações pode ser de grande ajuda. Para quem está na escola, vale dar uma olhada na Khan Academy.

 

3. Técnicas para aprender sem muito esforço – Relaxe um pouco

Quando você estiver estudando vale a pena fazer pausas curtas, isso garante um aprendizado mais focado. A fadiga pode ser um problema para o cérebro absorver as informações necessárias. No experimento foi testado dar uma pausa e assistir a vídeos relaxantes.

 

4. Técnicas para aprender sem muito esforço – Pequenas porções de informações

Os campeões de memorização, por exemplo, não gravam as cartas de baralho pelo naipe, eles processam em pequenas porções. Levando para o campo de estudos, isso significa que é melhor utilizar pequenos espaços de tempo em uma variedade maior de assuntos ou habilidades, ao invés de concentrar todo o seu tempo do dia em um único tópico.

 

5. Técnicas para aprender sem muito esforço – Storytelling

Um dos operadores pediu que os participantes construíssem uma história com as palavras e isso ajudou na memorização. A história pode ajudar a reativar uma memória, associar palavras e objetos também podem ajudar.

 

Com informações: Revista Galileu

 

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *