Nesta semana os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre o Cordel, que no último dia 20 de setembro ganhou o status de patrimônio imaterial, conferido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Eles discutem como e por que a preservação de patrimônio imaterial acontece. Além disso, habilidades de leitura sobre o que são, e como se classificam itens de patrimônio imaterial, costumam ser solicitados em avaliações a exemplo do Enem.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o cordel que ganhou status de patrimônio imaterial, tema do Aprova Atualidades 96 Confira!

Literatura de Cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro

O gênero literário, que também é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, a Literatura de Cordel, foi reconhecido pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Literatura de cordel recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

A literatura de cordel foi reconhecida, nesta quarta-feira (19), como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título foi concedido por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A reunião ocorreu no Rio de Janeiro, com presença de representantes do Ministério da Cultura e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Literatura de cordel é reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil

Foi aprovado nesta quarta-feira, 19, o registro da literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que se reuniu no Forte de Copacabana, no Rio. Pela tarde, deve ser decidido, também, o tombamento nacional do Acervo Arthur Bispo do Rosário.

O Auto da Compadecida

No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, “o filme mais arretado do mundo”. A sessão é um sucesso, eles conseguem alguns trocados, mas a luta pela sobrevivência continua.

Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antonio Moraes, desperta a paixão de Chicó, e ciúmes do cabo Setenta. Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino e a morte de João Grilo.

Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro e pelo diabo. O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.

Cordel do Fogo Encantado

No ano 1997, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, no Nordeste brasileiro, surgiu um grupo cênico-musical, compartilhando o teatro e a poesia oral e escrita dos cantadores e ritmos afro-indígenas da região. E, dessa mistura, nasceu o espetáculo: “Cordel do Fogo Encantado”. Em fevereiro de 2010, após 13 anos de trabalho ininterrupto, a banda anunciou a paralisação de suas atividades. No início de 2017, o Cordel do Fogo Encantado volta a se reunir para a criação de um novo disco e turnê.

Lampião e Lancelote – Fernando Vilela

O encontro lendário entre o grande cangaceiro do sertão nordestino e um dos cavaleiros medievais da Távola-Redonda. Foi a idéia deste embate inusitado que fez o ilustrador, e agora autor, Fernando Vilela compor uma obra extremamente original, na qual Lampião desafia Lancelote a um verdadeiro ‘duelo’, que se dá na forma de um repente nordestino.

Vilela mescla dois universos distantes, tanto no que tange ao texto – que utiliza ora a sextilha do Cordel, ora a narrativa em prosa – quanto às ilustrações. As imagens refletem o ambiente sertanejo pelas xilogravuras e o medieval pelo carimbo e desenhos inspirados em iluminuras e pinturas renascentistas.

As cores prateado e cobre indicam, respectivamente, Lancelote e Lampião, com tons reluzentes que preenchem as páginas em contraste com o negro. Neste livro de grandes dimensões, como os antigos livros de história, o leitor encontrará quadros de uma beleza plástica deslumbrante.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Publicado em 25/09/2018 | Atualizado em 26/09/2018 às 08:57

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *