Adeus Lênin e a reunificação da Alemanha

No filme Adeus Lênin, a trama inicia um pouco antes da queda do muro de Berlim, em 1989, a Sra. Kerner (Katrin Sab) uma professora devotada ao regime de orientação soviética, sofre um ataque cardíaco ao ver o filho Alexander (Daniel Brühl) na manifestação. Ela entra em coma e fica desacordada por 8 meses.

Quando ela acorda já aconteceu a reunificação da Alemanha Oriental à Alemanha Ocidental. Então, o médico sugere que o filho esconda os últimos acontecimentos pois outro ataque tão cedo seria fatal para a mãe. Enquanto ela permanece em repouso no quarto, a tarefa não é muito difícil, mas quando ela deseja assistir à televisão e sair, os amigos de Alexander o ajudam a continuar a farsa.

O filme trabalha temas como socialismo e capitalismo; manipulação; utopia e realidade; força dos símbolos nas sociedades e ainda história recente (muro de Berlim).

Adeus Lênin no asilo

Em Dresden, Gunter Wolfram o diretor da Alexa, uma residência de idosos do leste da Alemanha, decidiu montar um cinema e para a estreia, os funcionários quiseram fazer algo especial. A ideia era trazer uma moto Troll, que foi popular nos tempos da extinta República Democrática Alemã (a Alemanha Oriental, comunista).

Muitos idosos da instituição sofrem de demência, e tinham tido uma moto semelhante em casa anos antes e começaram a recordar excursões feitas com amigos e romances com namoradinhas sobre duas rodas. Ao entrar em contato com objetos daquele passado, os pacientes reviviam essa época que foi apagada da noite para o dia na Alemanha. Com a recuperação de algumas memórias, as pessoas com demência severa perdiam a agressividade.

Animado pelo sucesso da experiência cinematográfica, Wolfram decorou um cômodo como teria sido 50 anos antes na Alemanha Oriental. Ali, os residentes poderiam desenvolver algumas das rotinas que faziam na época, como acender a estufa de carvão de ferro, limpar os sapatos, cozinhar com os apetrechos da época ou cantar as músicas da época.

Stefanie Wiloth, pesquisadora do Instituto de Gerontologia da Universidade de Heildelberg, diz que “há realmente evidências de que ao se conectar com aspectos da biografia das pessoas com demência podem-se gerar emoções positivas”.

Clique aqui para ler a notícia completa!

Questão do ENADE

O tema da queda do muro de Berlim é recorrente nas provas de história, seja para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e também concursos públicos.

A pergunta abaixo apareceu no ENADE do curso de Geografia, confira:

.

É correto afirmar:

I. Depois da unificação, muitos alemães da antiga República Federal da Alemanha reclamam sobre os grandes volumes de subsídios estatais para a economia na antiga República Democrática.

II. Existem, ainda hoje, taxas consideráveis de migração da Alemanha Ocidental para Alemanha Oriental. Os migrantes preferem experimentar as vantagens do mercado imobiliário e dos resíduos de um sistema socialista.

III. Uma década e meia após a reunificação, Leste e Oeste da Alemanha ainda mantêm características diversas e estão longe de serem vistos como território homogêneo de um país. As diferenças vão desde os índices de desemprego até preferências políticas e tendências pop.

    a) somente a afirmativa I é correta.
    b) somente as afirmativas I e II são corretas.
    c) somente as afirmativas I e III são corretas.
    d) somente as afirmativas II e III são corretas.
    e) as afirmativas I, II e III são corretas.

Clique aqui para responder!

Aprova Questões

Só a prática leva a perfeição, então antes de enfrentar a prova é preciso testar seus conhecimentos. No Aprova Questões você estuda o conteúdo que realmente cai na prova e pode conferir mais de 8.600 questões do ENADE, algumas possuem até videoaulas de resolução!

O conteúdo é atualizado diariamente e o que possibilita criação e resolução de simulados personalizados. Cadastre-se e conheça as questões que podem ser cobradas nas principais avaliações do momento.

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *