“A Onda” mostra um experimento que quase virou tragédia

O filme alemão “A Onda” (Die Welle) foi baseado no romance “The Wave” de Todd Strasser uma história de ficção mas inspirada por fatos reais. De acordo com informações da Folha de São Paulo o original aconteceu em Palo Alto na Califórnia (EUA) no ano de 1967.

Durante uma aula de história, um estudante questionou a responsabilidade do povo alemão pelas ações do Terceiro Reich. O professor fez uma pequena simulação para que os alunos entendessem o que é ter que seguir instruções de um líder. Inicialmente ensinou postura, exercícios de respiração, respeito, noção de grupo.

A classe recebeu o nome de “A Terceira Onda”, criou slogan, saudação, cartão de “sócio” e até uma “polícia” para vigiar as ações uns dos outros. O professor chegou a fazê-los acreditar que “A Onda” extrapolava a sala de aula e iria dominar o país. Porém, um acontecimento mudou a percepção da turma.

O filme foi lançado 40 anos depois do livro, seguindo a mesma linha, porém situado na Alemanha. Confira abaixo o trailer legendado de “A Onda”:

Netflix encomenda nova série alemã baseada no filme A Onda

A Netflix investirá em uma nova série original alemã. De acordo com o ComingSoon, o serviço de streaming encomendou uma série chamada The Wave, baseada no sucesso de bilheteria de 2008, A Onda (Die Welle).

A série analisa um grupo de adolescentes rebeldes que deflagrou um movimento político que se expande rapidamente e tem uma virada aterrorizante“, disse Eric Barmack, o vice-Presidente de Originais Internacionais da Netflix. “Estamos entusiasmados em anunciar nossa terceira série original da Alemanha. Baseada em um livro e filme altamente aclamado, The Wave tem tudo que precisa para cativar o público global. Com Dark, já provamos que a Alemanha é uma produtora de grandes histórias de sucesso globais. A combinação do poderoso enredo e a qualidade dos criativos alemães que trabalharão em The Wave nos deixa muito animados“.

Clique aqui para ler na íntegra!

Extrema-Direita Alemã no canal do Aprova

Confira uma edição do programa Aprova Atualidades, com os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato, sobre o crescimento atual da extrema-direita alemã. Assista:

Questão do ENEM

O tema do nazismo é recorrente nas provas de história, seja para vestibulares ou concursos públicos. A pergunta abaixo foi aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012. Confira:

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou–se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).

Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi:

a) defender a liberdade religiosa.

b) controlar o genocídio racial.

c) aprofundar a intolerância étnica.

d) legitimar o expansionismo territorial.

e) contestar o nacionalismo autoritário.

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Publicado em 29/08/2018 | Atualizado em 19/09/2018 às 10:40

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *