Nesta semana, os professores falam sobre as fronteiras do Brasil, atendendo ao pedido da Luma Félix, feito na última edição do programa.

O assunto já apareceu outras vezes no Aprova Atualidades, como a mudança do Estatuto do Imigrante para a Lei de Imigração, bem como as contingências relacionadas ao fluxo de pessoas em fronteiras das mais diversas.

Mas, na semana passada, houve mais uma situação que atualizou a discussão: um grupo de venezuelanos teve seus pertences queimados na fronteira com Roraima, no Brasil. Isso traz à tona mais uma vez a vulnerabilidade de quem se desloca e a necessidade de um olhar empático para essas pessoas. Confira:

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 92. Confira!

Fronteiras do Brasil

Por que uma cidade em Mato Grosso do Sul virou porta de entrada para haitianos

O ônibus estaciona na rodoviária de Corumbá (MS) e traz, entre seus passageiros, uma nova leva de haitianos vindos do Chile. Em busca de abrigo, eles descem. Sem autorização para permanecer e com pouco ou nenhum  dinheiro, saem em busca de ajuda na cidade sul-mato-grossense, que faz fronteira com a Bolívia.

‘Há grupos de brasileiros caçando venezuelanos na fronteira’, diz imigrante

Os imigrantes venezuelanos que permanecem em Pacaraima, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, estão vivendo sob uma espécie de toque de recolher informal.

AMERICANAH – Chimamanda Ngozi Adichie

Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.

Refugiados – ACNUR Brasil

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Mais de 270 venezuelanos devem ser transferidos a seis cidades nesta semana

Seis cidades recebem nesta semana venezuelanos voluntários do processo de interiorização. Devem embarcar nesta terça-feira (28), em Boa Vista, 63 pessoas para Manaus, 71 para João Pessoa e 55 para São Paulo. Na quinta-feira (30), 60 devem ser transferidos para Goioerê (PR), 25 para o Rio de Janeiro e quatro para Brasília.

Em Roraima, moradores voltam a pedir o fechamento da fronteira com a Venezuela

O sábado (25) foi mais um dia de tensão em Roraima. Moradores voltaram a pedir o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela.

O protesto foi tenso. Moradores de Pacaraima e índios da região cobraram providências do Governo Federal. Pediram desde o fechamento da fronteira, ao controle mais rígido para entrada de venezuelanos e até uma barreira sanitária para evitar o avanço de doenças.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *