Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia da Sobrecarga da Terra é discutido no Aprova Atualidades 90

Publicado em 14 de agosto de 2018 por - Comentar

Nesta semana, os professores falam sobre o Dia da Sobrecarga da Terra (alcançado a cada ano mais cedo) relacionando o tema com elementos intertextuais.

A exploração da mineração na obra de Drummond, feita com maestria por José Miguel Wisnik, a tragédia de Mariana/MG completando três anos e outros comportamentos que incidem sobre a pegada ambiental no planeta.

Refletir sobre diferentes especificidades do meio ambiente é sempre uma atualidade!

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?

O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network. De acordo com os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Livro investiga o impacto da mineração na obra de Drummond

Itabira, a “cidadezinha qualquer” onde nasceu Carlos Drummond de Andrade, surgiu pela primeira vez na obra do poeta em 1926, quando dali ainda se via, projetando-se da serra, o majestoso pico do Cauê.

Em 1973, quando o escritor mineiro publicou “A Montanha Pulverizada”, o relevo havia sido consumido pela máquina mineradora. “Esta manhã acordo e não a encontro,/ britada em bilhões de lascas, / deslizando em correia transportadora / entupindo 150 vagões.”

Tragédia em Mariana (MG): Entre ações e recursos, distritos penam já quase 3 anos sem reparação

Passados dois anos e sete meses após a barragem de rejeito de minério de ferro de Fundão, da Samarco, romper e causar o maior desastre ambiental do Brasil, tudo o que as pessoas atingidas podem fazer é esperar. O andamento da ação civil, adiado por quatro vezes, parece, enfim, seguir para a conclusão de um plano de reparação dos distritos de Mariana (MG). Ontem, a empreiteira e suas sócias, a mineradora brasileira Vale e a australiana BHP Billiton, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta que extingue uma das principais ações movidas contra as empresas após o acidente, em novembro de 2015. Desde então as operações da Samarco estão suspensas.

Documentário Memórias Rompidas – Tragédia em Mariana

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *