“Quando sentir que a vida está fora de foco, volte ao básico. Respire!”

É com essa frase do grande mestre Miyagi que começamos a nossa dica cultural desta semana. Óbvio que estamos falando de um dos filmes mais queridos e populares da história: Karatê Kid. Mais precisamente do primeiro filme da série, que teve como subtítulo “A Hora da Verdade”, e conta a saga de um jovem que, devido a transferência de sua mãe, precisa mudar de cidade. Mas quem disse que é fácil sair de onde ama, deixando para trás grandes amigos, e se ambientar em um lugar ainda desconhecido?

Tudo fica mais fácil para Daniel Larusso quando ele conhece a bela Ali, por quem obviamente se sente atraído. Só que as coisas não podem ser assim tão simples para nosso heróis, afinal de contas, a moça tem um ex-namorado que morre de ciúmes e, para completar, é um ótimo lutador de caratê. Junto do resto de sua “gangue”, Johnny Lawrence começa a atormentar o novato, até que um dia o mito Miyagi aparece para salvá-lo.

A partir desse encontro os dois começam uma grande amizade, e o velho mestre passa seus ensinamentos para o jovem, fazendo Daniel Larusso se transformar em Daniel San. Os métodos que Miyagi utiliza para ensinar a arte marcial ao seu pupilo não são os mais tradicionais, mas em compensação são suficientes para que ele consiga enfrentar seus desafetos, seus medos, e claro, disputar um torneio de caratê contra os temidos membros da Cobra Kai.

 

“Obstáculos são aquela coisas medonhas que você vê quando tira os olhos do seu objetivo.”

 

Mas o que podemos tirar de ensinamento deste filme para a vida de quem está se preparando para fazer concursos públicos, ENEM, ou qualquer outro tipo de exame? É simples… Não ter medo de tentar! Num primeiro momento tudo pode parecer mais complicado do que de fato é, mas não se deixe vencer pelo receio. Foque, treine muito, e quando você menos esperar vai perceber que é capaz de vencer qualquer desafio. Confie em você!

Karatê Kid – A Hora da Verdade, foi lançado em 1984 e concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em 1985. Teve duas sequências que também resultaram em relativo sucesso e uma quarta parte (desta vez com Hilary Swank sendo a aluna do Mestre Miyagi) que foi um grande fracasso. Além é claro da refilmagem de 2010 que teve no elenco Jackie Chan e Jaden Smith, mas que também ficou longe da magia do original.

Assista ao trailer:

 

 

Karatê Kid voltou às telas recentemente, só que desta vez em formato de série. Em “Cobra Kai”, lançada em maio de 2018, Ralph Macchio (Daniel) e William Zabka (Johnny) voltaram a interpretar seus célebres personagens. É interessante podermos “matar saudade” deste clássico da Sessão da Tarde e descobrirmos o que aconteceu na vida dos caratecas tantos anos após o acontecimento do primeiro filme.

“Cobra Kai” fez grande sucesso entre fãs antigos e novos, tendo inclusive sua segunda temporada já confirmada e com estreia prevista para 2019.

 

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *