O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é um clássico, e só por isso já deve ser assistido. Agora, se você é concurseiro, está no caminho de estudos para alcançar o objetivo de se tornar um funcionário público, precisa ainda mais assistir esse longa. Na história, o professor de literatura John Keating (Robin Williams) abala o ensino tradicional do colégio Welton Academy em 1950. Esse choque se dá porque o professor não quer dar uma aula moldada, quer ensinar os alunos a pensarem sozinhos e também usufruírem da vida. Notou alguma semelhança? Na hora de se preparar para concurso é preciso estudar de forma consciente, não para decorar conceitos e fórmulas, mas para entender. E após a aprovação será muito mais fácil curtir a vida!

Assistindo ao filme, fica claro também que não é fácil confrontar a cultura dominante. Ou seja, é mais fácil permanecer estagnado do que mudar, mas não significa que esta seja a melhor alternativa. Levando a moral da história para a sua vida, há pessoas que não vão entender porque você dedica tantas horas diárias ao estudo para concurso público, mas o importante é que você saiba que fazer diferente te leva a um resultado diferenciado. E a melhor forma de adquirir um novo aprendizado é por meio da discussão e reflexão. Um das frases citadas no filme, traduzem muito bem este conceito: “O aluno precisa estar aberto a novas ideias e fórmulas para se organizar e manter a disciplina”.

Um conceito bastante abordado no filme é “Carpe Diem”, a expressão vem do latim e significa “colha o dia” ou “aproveite o momento”. É como se o dia fosse um fruto que você precisa colher hoje, senão amanhã estará pobre. Então concurseiro, aproveite o que o dia de hoje tem a te oferecer, estude, se empenhe, porque vai valer a pena.

 

Sociedade dos Poetas Mortos – Aspectos técnicos

O filme americano é de 1989 e foi dirigido por Peter Weir. E além da estrela Robin Williams, também conta com atores como Robert Sean Leonard e Josh Charles. Com 2h08 de duração, o longa é considerado um drama ou uma comédia dramática. E mesmo que não tenha entrado para o ranking americano, na época arrecadou US$ 96 milhões nos Estados Unidos e US$ 235 milhões ao redor do mundo.

O filme foi indicado ao Oscar em 1990 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams). Mas venceu como Melhor Roteiro Original, além de outros prêmios como o Globo de Ouro. “Sociedade dos Poetas Mortos” se mantém com nota alta no site “Internet Movie Database” (IMDb), o score é de 79.

Vamos a algumas curiosidades! Há relatos de que para deixar os jovens unidos, o diretor manteve todos no mesmo quarto durante as gravações. E havia um final mais trágico reservado ao professor interpretado por Williams, uma morte de leucemia. Mas o diretor preferiu dar um foco maior nos alunos.

Atualmente, o ex-RBD Alfonso Herrera participou de uma adaptação do filme para os palcos do teatro. A peça está em cartaz no Nuevo Teatro Libanés, na Cidade do México. O que mostra a importância e influência da obra até os dias de hoje

 

Trailer do filme – “Sociedade dos Poetas Mortos”

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *