No Aprova Atualidades 87 os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre o Mandela Day, que aconteceu no último dia 18 de julho, data em que Nelson Mandela completaria 100 anos.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 87. Confira!

Mandela Day

100 anos de Nelson Mandela: África do Sul homenageia líder no centenário de seu nascimento

Cem anos após o nascimento de Nelson Mandela, a África do Sul presta nesta quarta-feira (18) uma homenagem a este ícone da luta contra o Apartheid com uma marcha simbólica liderada por sua viúva, Graça Machel, e um fórum organizado pelo ex-presidente americano Barack Obama.

O que é Bloomsday?

O Bloomsday – Dia do Bloom – é comemorado em 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso, Ulisses. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisséia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia.

Centenário de Mandela tem discurso de Obama e programação extensa pelo mundo

O primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, que teve papel determinante no fim do sistema de segregação racial conhecido como “apartheid”, completaria o seu centenário nesta quarta-feira (18). Em homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela, uma conferência ocorreu em Joanesburgo, com a participação do primeiro presidente negro norte-americano: o democrata Barack Obama.

Uma vitória republicana na Copa

A final entre França e Croácia foi bonita —um jogo de gente grande. Sem simulações excessivas, chiliques etc. Mas o melhor foi a hora da premiação. Já durante o jogo, a TV mostrara Kolinda Grabar-Kitarovic, presidente da Croácia, e Emmanuel Macron, da França. Os dois torciam cada um pelo seu time, mas a relação era amistosa. No fim, desceram para o gramado de mãos dadas.

Presidentes de França e Croácia ofuscam Putin na entrega dos troféus sob chuva

Logo que a chuva sobre o Estádio Lujniki apertou, durante a cerimônia de premiação dos campeões e vices da Copa, um guarda-chuva foi aberto sobre a cabeça do presidente russo, Vladimir Putin. O que poderia ser um sinal de eficiência repercutiu como gafe e descortesia. Ao lado do enxuto líder russo, outros três presidentes rapidamente ficaram encharcados: o da França, Emmanuel Macron; a da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic; e o da Fifa, Gianni Infantino, este visivelmente incomodado com a água que caía sobre sua careca. Quando foi providenciada a proteção para as demais autoridades, era tarde. Não só estavam molhados, mas os comentários sobre a cena já estavam generalizados na internet.

O que foi o Apartheid, na África do Sul?

Desde 1795, ingleses e holandeses se alternavam no controle da região que hoje é a África do Sul. A briga pela posse só terminou com as Guerras dos Bôeres (1880-1902), vencida pelo Reino Unido. O país reconheceu a independência da África do Sul em 31 de maio de 1910 e oficializou a soberania em 1931 – mas manteve leis que, informalmente, preservavam a segregação racial.

Longa caminhada até a liberdade

Nelson Mandela é considerado um grande líder político do mundo. Em suas memórias, ‘Longa Caminhada Até a Liberdade’, ele busca contar a história de sua vida – um épico de lutas, revezes, esperança renovada e de triunfo. Ele descreve em detalhes a sua jornada – o desenvolvimento de sua consciência política, seu papel na formação da Liga da Juventude do CNA, seus anos na clandestinidade – que levaram a uma condenação à prisão perpétua em 1964 – e o seu agitado quarto de século atrás das grades. Ele também procura relembrar os eventos importantes que antecederam o seu triunfo na primeira eleição multirracial realizada na África do Sul em abril de 1994.

Cartas da Prisão de Nelson Mandela reúne textos inéditos do líder político

A obra histórica é a primeira – e única – coleção autorizada e autenticada de correspondências que abarca os 27 anos em que o líder sul-africano esteve encarcerado. A publicação mostra um retrato íntimo de um ativista político revelando seu lado como marido, pai, amigo e aluno (estudando atrás das grades para se formar em direito).

10 filmes para conhecer Nelson Mandela

A luta de Nelson Mandela contra o apartheid, seus mais de 20 anos de prisão e, enfim, a eleição para a presidência da África do Sul são temas de diversos filmes e documentários. Desde superproduções com diretores famosos até documentários encomendados pelo próprio líder.  Com base nos arquivos do Centro de Memória Nelson Mandela (Nelson Mandela Centre of memory), EXAME.com selecionou alguns filmes sobre a trajetória do líder. No site do centro é possível encontrar mais filmes que falam sobre Mandela, ou filmes sobre outros temas que tiveram a participação do ex-presidente da África do Sul e também discursos. Confira alguns trailers de filmes que abordam a trajetória de Mandela.

Vida e época de Michael K

O sul-africano Michael K, negro e pobre, perde a mãe e passa a viver como um andarilho, num país convulsionado pela guerra civil. Aos poucos, o protagonista se destitui dos elementos que o ligam ao mundo. Esse processo de animalização pode ser o único refúgio numa época marcada pela barbárie. O livro, de 1983, valeu a Coetzee seu primeiro Booker Prize.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Entre em contato pelo 0800 606 8889 ou pelo WhatsApp (41) 98802-9456

Fique atento às novidades do mundo dos concursos públicos no Aprova News

Curta no Facebook as páginas do Aprova e do Aprova no Enem! Siga também nosso perfil no Instagram

Publicado em 24/07/2018 | Atualizado em 25/07/2018 às 11:34

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *