Cada concurso, de acordo com a sua banca organizadora e com o nível de escolaridade exigido, costuma apresentar diferentes tipos de avaliação.

Para que você esteja familiarizado com os métodos de provas, separamos abaixo as principais modalidades cobradas:

 

Tipos de Avaliação

Prova Objetiva

Mais comum na maioria dos concursos, ela avalia os conhecimentos básicos e específicos exigidos para o correto desempenho de cada função, de acordo com as descrições das atividades do cargo e o conteúdo programático definido no edital normativo da seleção. A prova objetiva costuma apresentar questões inéditas elaboradas especificamente para cada certame.

No Aprova Concursos você estuda com as melhores videoaulas, todas essenciais, atuais, específicas e em formato de plano de estudos. Com conteúdo direto ao ponto, você tem a certeza de estudar o que de fato vai cair na prova.

 

Prova Discursiva

Bastante temida pelos concurseiros, esta modalidade de prova avalia o candidato em situações reais que serão vivenciadas quando do exercício do cargo, podendo aparecer como um estudo de caso. Ela também analisa a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa, e pode aparecer como uma redação sobre temas da atualidade.

Com o programa “O que cai na prova discursiva”, produzido pelo Aprova e comandado pela professora Daniela Tatarin, você fica por dentro de todas as novidades e dicas de como se preparar para as provas discursivas dos concursos públicos. Confira a última edição:

 

 

Avaliação de Títulos e de Experiência Profissional

Serve para comprovar a formação intelectual e a experiência profissional do candidato. A cada documento apresentado são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício da função.

 

Teste de Aptidão Física – TAF

Aqui o condicionamento físico do candidato é posto à prova para o desempenho eficiente da função. Exercícios variados são programados em sequência, com o objetivo de avaliar força, resistência, impulsão e outros aspectos físicos necessários. Este tipo de avaliação é geralmente cobrado em concursos para a área de segurança pública, como Polícia e Corpo de Bombeiros. Após a prova, o candidato pode ser considerado Apto ou Inapto para o cargo.

 

Avaliação Psicológica

Consiste na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas visando verificar habilidades específicas, tipos de raciocínio e características de personalidade importantes para o bom desempenho das atividades como capacidade de concentração, atenção, controle emocional e memória. Ela é aplicada por profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

 

Prova Prática

Simula situações reais para analisar a performance do candidato em atividades relacionadas ao exercício do cargo. Na prova prática são reproduzidos ambientes de trabalho com equipamentos e materiais compatíveis aos usados no âmbito profissional. Este estilo de prova costuma ser cobrado para cargos de digitador, motorista, professor, músico, operador de máquinas, entre outros.

 

Outros tipos de avaliações

Exames médicos para comprovação do estado de saúde, perícia médica para comprovação de deficiência, provas orais, sindicâncias da vida pregressa, exames toxicológicos e cursos de formação profissional com avaliação de resultados são outros tipos de avaliações que podem ser cobradas em concursos públicos.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

 

 

Publicado em 23/07/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *