No Aprova Atualidades 86 os professores Guilherme Shibata e Cleuza Cecato falam sobre a visita da Malala ao Brasil, a retirada dos meninos da caverna na Tailândia e a simbologia com que isso pode ser empregado como intertexto.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 86. Confira!

Apple e Malala Fund se juntam para ajudar educação de garotas no Brasil

A paquistanesa Malala Yousafzai é a pessoa mais nova a receber o prêmio Nobel e é conhecida por sua luta em prol do empoderamento das mulheres e para melhorar o acesso à educação.  E essa missão atualmente vem sendo levada a milhares de pessoas mundo afora por meio do grupo Malala Fund, que agora se junta à Apple para ajudar garotas no Brasil, como parte do plano de expansão na América Latina.

5 destaques da palestra que marcou a vinda de Malala ao Brasil

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”, disse Malala Yousafzai durante discurso na ONU, em 2013 – Nova York (EUA). “A educação é o melhor investimento sustentável a longo prazo”, afirmou também a ativista em evento em São Paulo, 2018.

Malala anuncia apoio a três ativistas que lutam pela educação no país

A paquistanesa Malala Yousafzai, que é ativista pelo direito à educação, anunciou hoje (10) três brasileiras que passam a integrar a Rede Gulmakai, uma iniciativa do Fundo Malala que apoia ativistas da área da educação de meninas e mulheres em vários países. Premiada em 2014, Malala foi a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz.

Doze meninos e técnico de futebol são retirados de caverna na Tailândia após três dias de resgate

Os 12 meninos de um time de futebol e o técnico deles foram retirados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, onde estavam presos desde 23 de junho. Nesta terça-feira (10), foram resgatados os últimos quatro meninos e o técnico, de 25 anos. Foi o terceiro dia de operação para retirar o grupo da caverna e o mais desafiador, porque chovia e havia mais pessoas a serem resgatadas.

Mito da caverna de Platão

O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VII de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

Como terminou a tentativa de Elon Musk de ajudar no resgate das crianças da Tailândia?

Musk anunciou pelas redes socais que havia visitado o centro de comando da operação de salvamento dos 12 meninos e seu técnico de futebol, e afirmou ter deixado no local um minisubmarino desenvolvido por suas empresas para retirar o grupo.

Começa disputa por filme sobre história de meninos na Tailândia

Produtores dos EUA manifestam interesse por drama com final feliz após resgate bem-sucedido de adolescentes presos por mais de duas semanas em caverna inundada. “Seria um filme incrivelmente inspirador”, afirmam.Após um grupo de meninos que ficou retido numa caverna na Tailândia por mais de duas semanas finalmente ser resgatado, gerando comoção mundo afora, a indústria do cinema já está de olho no drama com final feliz.

20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

Como as crianças vivem momentos de efervescência política? Como vivem o acirramento da luta de classes? Como elaboram o luto, as perdas e o abandono? Ou a separação de seus pais? Como elas experimentam a pobreza e as mazelas do mundo?

Conheça documentários que mostram situações de vulnerabilidade infantil

Entre os nomes estão Filha da Índia, Nascidos nos bordéis e Promessas de um novo mundo, todos disponíveis no Youtube

Última produção original do Netflix, Beasts of no nation reforça a imagem assustadora das guerras civis africanas e o alistamento forçado de crianças. O longa é uma ficção — ainda que baseada em fatos para lá de reais — , mas vai no caminho de muitos documentários que retratam crianças em situações de vulnerabilidade social. O Diversão&Arte separou outros exemplos do gênero para quem quer saber mais sobre o assunto. Clique aqui confira!

Eu sou Malala

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

Malala

Conheça a história da jovem paquistanesa que foi baleada por defender a educação feminina no seu país.

O próximo convidado dispensa apresentação com David Letterman: Malala

Neste programa mensal, a lenda da TV David Letterman entrevista personalidades mundiais fascinantes e visita lugares que têm uma história para contar. Dave tem uma aula de coragem com a vencedora do Nobel da Paz Malala Yousafzai.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *