Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 79 – Crise da Venezuela

Publicado em 12 de junho de 2018 por - Um Comentário

Aprova Atualidades 79 – “Crise da Venezuela” confira!

No Aprova Atualidades 79 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata falam sobre a crise da Venezuela e o processo de migração. Dos 30 milhões de habitantes venezuelanos, um milhão veio para o Brasil nos últimos anos.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 79. Confira!

Entenda a crise na Venezuela que provocou forte onda migratória ao Brasil

O país vive uma inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica. Recessão, que aumenta desde 2013, gerou uma radicalização política por parte da oposição e do governo.

Há cinco anos morria o ex-presidente Hugo Chávez, um nome populista que promoveu melhorias na qualidade de vida dos venezuelanos, principalmente para as classes mais pobres. Quem assumiu o poder desde então foi Nicolás Maduro, que tentou aplicar em seu governo a mesma política de Chávez. As condições que o atual presidente encontrou, no entanto, eram bem diferentes das de quando Hugo assumiu: o preço do barril de petróleo, base da economia da Venezuela, baixou. Medidas de controle estatal próprias do chavismo, modelo de socialismo inspirado pelo bolivarianismo,  se mostraram insustentáveis dentro de um contexto de crise política e econômica.

Venezuela cancela turnê de Dudamel com orquestra juvenil pelos EUA

O maestro venezuelano Gustavo Dudamel lamentou nesta terça-feira o cancelamento de uma turnê que o levaria, junto com a Orquestra Nacional Juvenil da Venezuela, a se apresentar em quatro cidades dos Estados Unidos, uma decisão anunciada depois que o músico se distanciou do Governo de Nicolás Maduro. “Me corta o coração o cancelamento da turnê da Orquestra Nacional Juvenil da Venezuela por quatro cidades norte-americanas”, escreveu Dudamel na rede social Twitter sobre a série de concertos prevista para a segunda semana de setembro. O músico venezuelano não detalhou os motivos do cancelamento.

Fuga da fome: como a chegada de 40 mil venezuelanos transformou Boa Vista

Nas contas da prefeitura, imigrantes representam mais de 10% da população da cidade. O reflexo se vê nas ruas: praças ocupadas, abrigos lotados e casas com até 31 moradores. Fluxo migratório começou em 2015, bateu recordes em 2017 e está aumentando em 2018.

Já é noite quando uma multidão de venezuelanos faz uma enorme fila para receber um pão e um copo de leite na praça Simón Bolivar, em Boa Vista. Famintos, eles devoram o alimento doado e depois se deitam no chão para dormir mais uma vez ao relento.

“A vida nas ruas do Brasil ainda é melhor do que continuar na Venezuela, porque aqui tem comida”, diz Luiz Gonzalez, de 36 anos, que chegou ao Brasil há menos de uma semana. Sem dinheiro, assim como muitos outros, ele dorme no chão da praça ocupada por mais de 300 venezuelanos recém-chegados a Roraima.

Eleições na Venezuela

  • Brasil e outros 13 países da América não devem reconhecer vitória de Maduro (21/05/18)
  • Maduro é reeleito presidente da Venezuela com uma forte abstenção e em meio a denúncias de fraude (20/05/18)
  • Venezuelanos vão às urnas neste domingo oprimidos pela insegurança, hiperinflação e fome (20/05/18)
  • Com desaprovação de 70%, Maduro procura uma vitória eleitoral para se legitimar (19/05/18)

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades 79

No Aprova Atualidades 79, nas dicas musicais temos:

Ouça abaixo, na playlist do Aprova Atualidades no Spotify!

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *