Aprova Atualidades 78 – “Déficit habitacional no Brasil” confira!

No Aprova Atualidades 78 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata falam sobre o déficit habitacional no Brasil. Atualmente há aproximadamente 8 milhões de pessoas nesta situação no país.

O cálculo é feito pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, que investiga anualmente, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação e outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 78. Confira!

Gasto excessivo com aluguel pressiona déficit habitacional no Brasil

Mais de 3 milhões de famílias brasileiras comprometiam valor superior a 30% do seu orçamento com aluguel da moradia em 2015, alta de quase 80% em relação a 2007, início da série histórica da Fundação João Pinheiro.

Em 2007, cerca de 1,7 milhão de famílias encontrava-se nessa situação, chamada de ônus excessivo com aluguel, que considera moradores de áreas urbanas com renda familiar de até três salários mínimos.

O alto custo do aluguel é um dos principais fatores elencados pro movimentos de sem-teto para invasões de prédios, às vezes em condições precárias, como as do que desabou no centro de São Paulo.

O cortiço

O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.

Raquel Rolnik: ‘A política habitacional no Brasil é uma verdadeira tragédia’

Em entrevista ao HuffPost Brasil, urbanista defende que ocupações em São Paulo são única alternativa para famílias de baixa renda.

Wilton Paes de Almeida. Ricardo Não-Sei-De-Quê “Tatuage”.

Na tragédia do edifício que desabou no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, esses dois nomes fazem parte da história de mais de 90 famílias que perderam a casa e os seus pertences durante o incêndio na madrugada da última terça-feira (1). No Brasil, são quase 8 milhões de pessoas que residem em moradias inadequadas, de acordo com o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Moradia Adequada.

Quarto de despejo

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

5 obras para repensar criticamente os territórios

A arquiteta e urbanista Tainá de Paula indica 5 obras para repensar criticamente os territórios Esta seleção é um pequeno extrato de minhas leituras pessoais sobre cidades, território e desenvolvimento. Mas concretamente ela é parte de uma necessidade de pensar os territórios em uma nova perspectiva, mais próxima das pessoas e a partir de uma agenda de erradicação das desigualdades urbanas, sociais e ambientais. Há um duplo desafio colocado, sendo eu uma arquiteta e urbanista periférica: reconhecer os problemas centrais em nossas cidades, garantindo sempre uma leitura não eurocêntrica e pautada em nossa realidade urbanística; por outro lado é fundamental garantir sempre questões propositivas, a partir do meu olhar sobre as cidades, com mais equidade e garantia de direitos.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades 78

No Aprova Atualidades 78, nas dicas musicais temos:

Ouça abaixo, na playlist do Aprova Atualidades no Spotify!

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Publicado em 05/06/2018 | Atualizado em 05/06/2018 às 08:14

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *