Feriados costumam ser dias perfeitos para relaxar, colocar as séries em dia e, se possível, viajar. Mas essa não é a realidade dos concurseiros, que geralmente usam o tempo extra para revisar matérias do próximo certame. Será mesmo que essa é a melhor alternativa?

Não existe um tempo determinado para se dedicar aos estudos ou relaxar: o importante é o equilíbrio. Isso quer dizer que nenhum feriado deve ser apenas de estudos ou de descanso.

Enfrentar o dilema entre recarregar as energias ou não perder o ritmo de estudos é normal. Além do equilíbrio, é essencial que o estudante analise sua própria situação.

Dependendo do ritmo de preparação, a prioridade deve ser o descanso. Entretanto, para quem quer uma carreira mais concorrida, não há alternativa senão um estudo de alta intensidade. O descanso se torna secundário. Os dias de folga das aulas podem ser extremamente produtivos.

Muitos filmes e documentários são indicados por professores para ajudar nos estudos, mas, eles devem ser encarados mais como uma forma de descanso do que como uma fonte de informações. Eles fornecem repertório, enriquecem os com exemplos e vocabulário, mas é uma ilusão achar que vão substituir uma aula ou um texto efetivamente.

Por estarem vivendo um período de muita cobrança, alguns também se sentem culpados ao deixar os estudos de lado por um tempo. Mas é importante respeitar seus limites. A pausa não precisa ser encarada como uma perda de tempo, mas como uma estratégia. O concurseiro deve se cuidar para, nas vésperas das provas, não ficar muito ansioso ou estressado e isso atrapalhar o seu desempenho.

 

Resolveu descansar?

Não deixe de conferir a seleção de cultura do Aprova! Ela conta com diversas opções de filmes e séries que podem dar uma forcinha na hora de relaxar!

 

Com informações do Guia do Estudante

 

Publicado em 28/05/2018 | Atualizado em 28/05/2018 às 15:39

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *