Dia do vestibulando

“Ser vestibulando é aprender a transformar as 24h de cada dia em aprendizado combinando o peso e a leveza com que se pode fazer isso na medida certa.” Prof.ª Cleuza Cecato

O vestibular passou a ser obrigatório a partir de 1911 para ingresso no ensino superior, entre a década de 10 e 20 surgiram as primeiras universidades no Brasil, como a Universidade do Paraná (UFPR) e a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido utilizado como foram de ingresso nas universidades federais. O exame é realizado em dois dias e os candidatos respondem 180 questões objetivas divididas entre temas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos; e ainda enfrentam uma prova de redação.

Nesta semana foi comemorado o dia do vestibulando (24/05), conversamos com a Professora Cleuza Cecato do Aprova no Enem sobre o que esta data representa na vida dos estudantes.

Aprova – Qual é o curso que está em mais alta nas escolhas dos seus alunos?

Prof.ª Cleuza Cecato – No Brasil, ainda temos muitos determinantes para escolhas que remontam ao período aristocrático: engenharia, direito e medicina. Mas, aos poucos, o cenário vai mudando: e muitos estudantes passam a investir em novas carreiras, como nas graduações mais relacionadas ao que se denomina hoje de “empreendimentos no terceiro setor”.

Aprova – Como os estudantes podem usar redes sociais para se preparar para os vestibulares?

Prof.ª Cleuza Cecato – Há pesquisas internacionais de bastante credibilidade que mostram a vulnerabilidade e superficialidade das chamadas informações de timeline, mas seguir diferentes veículos de produção de conteúdo nas redes sociais é um excelente mecanismo para se ficar informado sobre temas de atualidade, por exemplo.

Aprova – Quais vantagens vocês podem apontar de quem estuda com videoaulas?

Prof.ª Cleuza Cecato – As videoaulas são produto do desenvolvimento tecnológico e sua popularização. Estudar com videoaulas oferece a cada um a possibilidade de escolher o melhor momento para fazê-lo. Isso pode garantir maior concentração e otimização do tempo.

Programa Aprova Atualidades

Toda terça-feira a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata falam sobre os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e saiba sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada!

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADE!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreva nos comentários! Quem sabe os professores usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Trilha sonora do Aprova Atualidades

Ao longo das mais de 70 edições do programa Aprova Atualidades, a professora Cleuza Cecato e o professor Guilherme Shibata deram sugestões de diversas músicas. Reunimos tudo em uma playlist do Spotify para facilitar seus estudos! Ouça abaixo, na playlist do Aprova Atualidades no Spotify!

No Aprova Concursos além das videoaulas com o que realmente cai na prova, você encontra também dicas para facilitar sua caminhada rumo à conquista de uma vaga no serviço público e nas melhores universidades.

Clique aqui e veja mais notícias sobre os cursos do Aprova

Publicado em 25/05/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *