Aprova Atualidades 76 – “50 anos de maio de 1968” confira!

No Aprova Atualidades 76 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata falam sobre o aniversário de 50 anos de maio de 1968.  O movimento foi uma grande onda de protestos que teve início com manifestações estudantis para pedir reformas no setor educacional. Cresceu tanto que evoluiu para uma greve de trabalhadores que balançou o governo do presidente da França, Charles De Gaulle.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 76. Confira!

Trilhando seu caminho entre a direção de numerosos documentários de respeito e a gestão da revista piauí, João Moreira Salles, filho caçula do ex-ministro, embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles, enxerga com apreensão o futuro da nação: “Não tem ninguém que possa oferecer uma solução para esse impasse, que é o próprio sistema estar em crise. Sem uma reforma política, sem mudar a maneira como a gente escolhe nossos representantes, isso não se resolve. Hoje em dia o Congresso se tornou uma entidade autônoma que legisla, não para o país mas para si próprio, e é muito difícil que eles mudem alguma coisa. Portanto, a gente continuará a escolher pessoas que passam pelo mesmo filtro, isso é terrível”.

Mundo em 1968: Revolta estudantil ganha força em Paris e violência se espalha

O saldo oficial da “noite das barricadas” foi de 367 feridos, dos quais 251 policiais e 116 manifestantes. Ao menos 60 veículos foram incendiados e 128 foram danificados. Mais de 400 pessoas foram detidas.

O confronto começou durante protesto a princípio pacífico, com público estimado entre 20 mil e 50 mil pessoas, que partiu da praça Denfert-Rochereau, ao sul de Paris, em direção ao Quartier Latin.

O ato se soma à série de manifestações e confrontos que têm ocorrido na cidade —e se espalhado pela França— para exigir a reabertura da Sorbonne, coração do ensino superior francês, fechada devido à onda de distúrbios.

A Insustentável leveza do ser

História de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Como limites fortes, encontram um tempo histórico politicamente opressivo e o caráter enigmático da existência humana. Lançado em 1982.

A atualidade do Apanhador no Campo de Centeio

O “Apanhador no Campo de Centeio”, o famoso livro de J.D. Salinger lançado em 1951 e que praticamente fundou a contracultura, continua uma obra atual. Holden Caulfield, é um jovem de 17 anos que retorna para casa depois de ser reprovado no colégio interno no qual estudava e toda a história se passa num fim de semana, quando ele vaga por Nova Iorque sem destino, evitando antecipar aos pais a decepção de saber que tinha sido expulso de mais um colégio.

Um conto de duas cidades

Dickens embarca aqui em uma emocionante pintura da Revolução Francesa. A Peculiaridade deste romance começa na condição indissociável da escrita de Charles Dickens: é obviamente com o olhar estrangeiro e não raro antagônico de um inglês que ele dá vazão à sua trama.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades 76

No Aprova Atualiades 76, nas dicas musicais temos:

Ouça abaixo, na playlist do Aprova Atualidades no Spotify!

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Publicado em 22/05/2018 | Atualizado em 22/05/2018 às 08:41

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *