A Marinha divulgou o edital do concurso que oferece um total de 285 vagas para ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). São 170 oportunidades para o Rio de Janeiro/RJ e 115 vagas em Belém/PA.

As inscrições vão até o dia 8 de junho no site: www.mar.mil.br A taxa custa R$ 60,00. Clique aqui para ler a íntegra do edital.

Prepara-se para ingressar na EFOMM com o Aprova Concursos!
Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889.

Saiba mais sobre os cargos

O Oficial de Máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é o responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas existentes nos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.

O Oficial de Náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante, sendo que nessa última função é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos oceanos.

Requisitos para ingressar na EFOMM

  • Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 01 de janeiro de 2018;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente até 29 de janeiro de 2018;
  • Não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2.º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;
  • Não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;
  • Não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Prepara-se para ingressar na EFOMM com o Aprova Concursos!
Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889.

A seleção é feita por meio de quatros etapas: exame de conhecimentos, seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação e verificação de documentos.

Exame de Conhecimentos

Composto de provas escritas de Português, Redação, Inglês, Matemática e Física, e Prova de Redação, todas de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem realizadas nos dias 19 e 20 de agosto de 2018.

Seleção Psicofísica (SP)

A partir de 05 de outubro de 2017 serão divulgados os locais, datas e horários para a realização desta etapa. O candidato deverá comparecer ao local previsto portando exames realizados, no máximo, até três meses antes da data da inspeção de saúde (hemograma completo; glicemia de jejum; creatinina; entre outros) e até seis meses antes da data da inspeção de saúde (telerradiografia do tórax e outros constantes no edital).

Teste de suficiência física (TSF)

A partir de 30 de novembro de 2017 será divulgada a convocação para a terceira etapa, assim como os locais, datas, horários e composição de grupos para a realização do teste de suficiência física.

O teste de suficiência física (TSF) tem como propósito aferir a aptidão física do candidato por meio de provas de corrida e de natação, constituindo etapa eliminatória. Será realizado, exclusivamente, na cidade que o candidato escolheu para realizar o exame de conhecimentos.

A suficiência física do candidato será avaliada por meio das seguintes provas e índices:

HOMENS

  1. corrida: 2.300 metros, no tempo máximo de 12 minutos;
  2. natação: 50 metros, no tempo máximo de um minuto e trinta segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico: “crawl” (nado livre), peito, borboleta ou costas. Não será aceito nado submerso ou modo “cachorrinho”.
MULHERES
  1. corrida: 1.900 metros, no tempo máximo de 12 minutos;
  2. natação: 50 metros, no tempo máximo de um minuto e quarenta e cinco segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico: “crawl” (nado livre), peito, borboleta ou costas. Não será aceito nado submerso ou modo “cachorrinho”.

A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.

No que se refere à prova de natação:

  • a saída poderá ser feita de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critério do candidato;
  • quando em piscina de 25 metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta por período de tempo superior a três segundos, por ocasião da virada;
  • o candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido apoio no fundo, na borda lateral ou nas raias da piscina, assim como uso de traje especial.

Ambas as provas serão realizadas no mesmo dia, com intervalo máximo de 60 minutos entre elas.

Período de adaptação e verificação de documentos

Será realizado de 08 a 28 de janeiro de 2018. Terá como propósitos receber a documentação do candidato, promover a sua integração na estrutura organizacional do Centro de Instrução e permitir a ambientação com a rotina e atividades de aluno da EFOMM e do NFORM. A não apresentação do candidato, no local e hora determinados, para o período de adaptação implicará na sua eliminação do Processo Seletivo.

Ao se apresentar para o período de adaptação, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento do Registro Civil;
  • certificado ou declaração de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente, emitido por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido – uma cópia; no caso de ainda não haver concluído, declaração, emitida por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido, de que a conclusão dar-se-á até 29 de janeiro de 2018;
  • histórico escolar;
  • certificado de comprovação de situação militar (Certificado de Alistamento, Dispensa de Incorporação ou de Reservista), para o candidato do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos;
  • documento de identificação;
  • Certidão de Quitação Eleitoral, acompanhada da correspondente Validação da Certidão (www.tse.gov.br), emitida após 21 de dezembro de 2017 (obrigatório para maior de 18 anos);
  • Termo de Autorização do responsável legal para incorporação à Marinha, quando menor de 18 anos, com firma reconhecida por autenticidade;
  • CPF;
  • PIS/PASEP (para os cadastrados);
  • duas fotos 3×4 coloridas, de frente e recente;
  • dados de conta corrente bancária em nome do candidato e em banco conveniado com a Marinha.

O programa do período de adaptação envolverá diferentes aspectos, como: visitas às instalações do Centro de Instrução; seleção inicial dos candidatos para compor as equipes desportivas da EFOMM; atividades físicas; instrução militar e palestras (carreira do Oficial da Marinha Mercante; os currículos da EFOMM e do NFORM; Regulamento e Regimento Interno do Centro de Instrução; normas disciplinares, direitos e deveres; serviços e facilidades de atendimento ao aluno; e assuntos diversos).

Ao término do período de adaptação, o candidato não eliminado será considerado selecionado e matriculado no primeiro ano escolar do Curso e no Curso do NFORM de cada um dos Centros de Instrução.

A data da matrícula e início será em 29/01/18, o curso possui duração de 3 anos (Rio de Janeiro ou Belém) e estágio obrigatório de 12 meses. A remuneração durante o estágio será de R$ 700,00.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Publicado em 18/05/2018 | Atualizado em 18/05/2018 às 14:14

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *