Aprova Atualidades 75 – “130 anos da Abolição da Escravatura” confira!

No Aprova Atualidades 75 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata relacionam dois temas muito importantes para o repertório de quem está estudando e de todos os que desejam entender melhor algumas relações sociais contemporâneas: os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e o lançamento de um clipe nos EUA: This is America. Os intertextos, as referências, as notícias e os desdobramentos desses temas podem ser postos em evidência e constituir um discurso importante a respeito.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 75. Confira!

 

Childish Gambino – This Is America

“This is America” by Childish Gambino http://smarturl.it/TcIgA Director: Hiro Murai Producer: Jason Cole of Doomsday with Ibra Ake and Fam Rothstein of Wolf + Rothstein

O incômodo clipe de ‘This is America’, de Childish Gambino (o Donald Glover)

Talento é o que não falta para Donald Glover. Ator, roteirista e criador da premiada série Atlanta, o artista norte-americano também tem uma sólida carreira musical sob a alcunha de Childish Gambino. Seu último álbum, Awaken, My Love, lançado em 2016, teve 5 indicações ao Grammy, incluindo a de Álbum do Ano.

Childish Gambino e as referências do incrível clipe de “This Is America”

Desde o lançamento de “This is America”, o ator Donald Glover, conhecido musicalmente como Childish Gambino, fez um alarde impetuoso por causa da canção.

Com isso, a sua parceria de longa data com Hiro Murai, que assina a direção do clipe, rendeu (até então) mais de 48 milhões de visualizações e vem carregada de referências e detalhes minuciosos que têm deixado todos os olhos voltados para o artista.

Por que temos poucos memoriais de abolição da escravidão?

Lembrar é uma forma de não deixar esquecer. O Brasil foi destino de mais de 40% de africanos e africanas por aqui escravizados, e precisa cuidar, de maneira crítica, da sua memória.

Criação de um museu dedicado à escravidão está na berlinda

A criação de um museu dedicado à escravidão e à herança afro-brasileira pode colocar em lados opostos as secretarias estadual e municipal de Cultura. Isso porque foi publicada, na última terça-feira, no Diário Oficial a lei 7.851/18, que estabelece diretrizes para a criação de um museu afro-brasileiro no Rio. De autoria do deputado estadual Geraldo Pudim (MDB), o texto, sancionado pelo governador, Luiz Fernando Pezão, no fim do ano passado, determina critérios para a formação do acervo, capacitação da equipe e captação de recursos. A instituição, diz a lei, deverá adotar uma proposta semelhante à de instituições que relembram o Holocausto, para que a violência da escravidão não seja esquecida.

Árvores do sul produzem uma fruta estranha,
Sangue nas folhas e sangue nas raízes,
Corpos negros balançando na brisa do sul,
Frutas estranhas penduradas nos álamos.

Cena pastoril do valente sul,
Os olhos inchados e a boca torcida,
Perfume de magnólias, doce e fresca,
Então o repentino cheiro de carne queimando.

Aqui está a fruta para os corvos arrancarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para as árvores derrubarem,
Aqui está a estranha e amarga colheita.

Confira a trilha sonora do Aprova Atualidades 75 no Spotify!

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *