Parte do método de avaliação em diversos concursos, tanto para nível Médio quanto Superior, a prova discursiva costuma amedrontar alguns candidatos.

Para vencer o medo e encarar esta modalidade de prova da forma mais natural possível, selecionamos abaixo uma série de dicas que podem ajudar você a estudar para provas dissertativas. Confira:

 

  1. Encare a prova como uma oportunidade

    Pense de maneira positiva: em uma prova de múltipla escolha você só tem a chance de acertar ou errar, enquanto uma prova dissertativa dá a você a oportunidade de mostrar tudo que aprendeu. Porém, lembre-se de que as informações sejam oferecidas de uma maneira linear e organizada.

    2. Revise títulos dos capítulos

    Use os títulos dos capítulos como palavras-chave para guiar seus estudos. Tente relacionar cada título relevante a pequenas ideias, cadeias de eventos e termos importantes. Ao lembrar desses títulos no momento da prova, será mais fácil acessar as demais informações.

    3. Anote enquanto estuda

    Enquanto lê o conteúdo, lembre-se de fazer boas anotações. Anote tudo o que achar relevante sobre o assunto. Você provavelmente não terá tempo para reler sempre todo o conteúdo, mas poderá revisar essas notas com frequência.

    4. Procure palavras-chave

    Enquanto estiver fazendo anotações durante os estudos, fique atento às palavras. Qualquer coisa que indique padrões ou eventos repetidos pode ser considerada uma chave na hora de estudar. E há grandes chances disso cair na prova.

    5. Estude um tema por dia

    Toda vez que você pegar o conteúdo para revisar — incluindo livros, gravações e suas próprias anotações — procure por um tema específico e dedique-se exclusivamente a ele. Isso vai ajudar a fixar melhor as questões discutidas.

    6. Pratique suas próprias questões dissertativas

    Depois de estudar, formule possíveis perguntas que podem ser feitas e tente respondê-las. Confira se o vocabulário usado nas suas respostas aparece em suas anotações e leituras. Sublinhe aqueles termos que considerar mais importantes e volte aos conteúdos oferecidos em aula para confirmar sua relevância.

    7. Faça simulados

    Uma boa forma de se preparar é fazendo simulados sobre as disciplinas e os assuntos que serão avaliados na sua prova. Procure questões dissertativas que abordem os assuntos, na internet ou em livros, e tente respondê-las. Depois confira a resposta correta e compare com a sua.

    Outra forma de simular uma prova dissertativa é planejar um texto para cada conteúdo, sem consultar os livros ou as anotações. Desse modo, você poderá avaliar o que sabe sobre o assunto. Se tiver dificuldade para elaborar um texto, é um sinal de que aquele conteúdo precisa ser melhor estudado.

    8. Procure mais informações

    Verifique com antecedência se suas anotações são boas o suficiente para a prova. Reveja todos os materiais que possui: notas, artigos e livros. Decida se esses materiais contêm informações suficientes para que consiga escrever uma boa prova ou se precisará de mais detalhes.

    Se concluir que o conteúdo é insuficiente, busque nos livros por mais informações ou pesquise na internet. Além de preencher possíveis lacunas com relação ao assunto, esse processo de pesquisa ajudará seu cérebro a fixar o assunto.

    9. Leia com frequência

    Ler bastante é a melhor maneira de aprender a escrever. Enquanto lê, inconscientemente, você vai absorvendo a estrutura da escrita formal, adequada ao tipo de texto dissertativo. Adquira o hábito de ler sobre diversos assuntos e em formatos variados: livros, revistas, jornais, páginas da internet, etc.

    Mas não precisa ler apenas artigos científicos e/ou relacionados a assuntos que podem cair nas suas provas. Mesmo os artigos destinados ao lazer do leitor são úteis.

    10. Pratique a escrita objetiva

    Em uma prova dissertativa é preciso ser objetivo. Vá direto à resposta e procure responder apenas ao que pede a questão. Dessa forma, você economiza tempo na resolução da prova e demonstra para o avaliador que você tem segurança sobre o assunto. Pratique em casa respostas diretas e objetivas, para não se atrapalhar no momento da prova.

 

Fique por dentro de todos os conteúdos sobre provas dissertativas e língua portuguesa com a professora Daniela Tatarin, no seu programa “O que cai na prova discursiva”, publicado toda sexta-feira no Canal do Aprova!

Confira abaixo a última edição programa:

 

Com informações da Universia

 

Publicado em 08/05/2018 | Atualizado em 08/05/2018 às 15:59

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *