Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aplicativos para ajudar no controle da ansiedade

Publicado em 24 de abril de 2018 por - Comentar

Preocupação excessiva, persistente e nada realista de atividades do dia a dia… Você pode estar sofrendo de ansiedade! Sentir um friozinho na barriga antes de um evento importante é considerado normal, mas ficar com o coração acelerado ou falta de ar em momentos do cotidiano é sinal de ansiedade patológica, que pode chegar a paralisar o indivíduo.

 

Aplicativos para ajudar no controle da ansiedade

 

O Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) realizou uma pesquisa que mostra que quatro em cada dez brasileiros sofre com ansiedade, e que ela também pode se manifestar por meio de distúrbios como síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo.

 

Veja aplicativos que podem ajudar a enfrentar estes momentos!

 

Self-Help Anxiety Management (SAM)

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Leste de Londres, na Inglaterra, tem como objetivo ajudar os usuários a mapearem suas crises de ansiedade. Ao passar por um momento como esse, é possível marcar quais foram os sintomas (dores no corpo, falta de ar, entre outros) e fazer exercícios para controlar a respiração. O SAM está disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

Pacifica
É um dos mais completos do segmento. Permite que os usuários marquem quais tarefas conseguiram realizar sem problemas ao longo do dia, além de prover exercícios de relaxamento e meditação. A ferramenta está disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

MindShift
Criado pela ONG AnxietyBC em colaboração com o British Columbia Children’s Hospital, no Canadá, o aplicativo tem como público-alvo pré-adolescentes e adolescentes. O MindShift dá explicações acessíveis sobre o que é a ansiedade e dá dicas de como lidar com ela. Há desde um diário para desabafar até conselhos e inspirações dentro do app. Ele está disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

Calm
O aplicativo de meditação tem exercícios de respiração possíveis de serem executados em qualquer lugar, além de pequenas meditações guiadas. Também possibilita criar alertas para não esquecer de realizar as atividades propostas. Em inglês, disponível na Apple Store e no Google Play.

 

Use a música a seu favor!

Disponibilizamos no Spotify uma nova playlist do Aprova para diminuir a ansiedade. Com base na pesquisa da organização britânica Mindlab, consultoria britânica especializada em soluções em neurociência para empresas.

Para eleger as músicas, cientistas analisaram um grupo de voluntários enquanto eles realizavam tarefas de lógica o mais rápido possível. Algumas canções diminuíam a intensidade da região do cérebro que funciona mais em situações de estresse e ansiedade e, segundo a Mindlab, facilitavam a resolução dos desafios.

Clique aqui e ouça a playlist do Aprova

De acordo com a Mindlab a canção mais eficaz contra a ansiedade é “Weightless”, composta pelo grupo Marconi Union, a música teve a colaboração de terapeutas para ser feita. O compasso lento e o fundo de tons graves diminuem os batimentos cardíacos e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e da ansiedade, na corrente sanguínea.

A canção “Weightless” foi feita com a intenção de ser relaxante, as diferenças de tons da música fazem com que as pessoas se sintam mais seguras. Ela começa com 60 batimentos por minuto e vai diminuindo gradualmente para 50 batimentos, o que ajuda o processo de relaxamento.

 

Com informações da Revista Galileu

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *