O tempo dedicado à leitura e compreensão de um texto é muito importante no planejamento de um concurseiro. Com a técnica de leitura dinâmica é possível otimizar os estudos, melhorando o desempenho nas provas.

Os franceses foram pioneiros no desenvolvimento do método de leitura dinâmica. Por meio do qual conseguiram desenvolver técnicas para aumentar a velocidade de leitura e a compreensão global do texto.

 

ESTUDE PARA OS CONCURSOS COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

O método francês conseguiu diminuir o tempo gasto pelo leitor para entender a ideia geral do princípio, meio e fim do texto. Mas não conseguiu assegurar ao leitor a compreensão dos pormenores do texto.

A ideia de realizar a leitura com maior rapidez ganhou evidencia nos ano 50, e recentemente ocorre um renascimento do interesse pelo assunto. Contando com a propagação de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade. Confira a seguir algumas técnicas!

Técnicas de leitura dinâmica

Uma das mais antigas consiste em orientar os olhos para focar palavras específicas. Com a ajuda de um marcador, ou mesmo do dedo, você aponta a palavra especifica a ser lida. A vantagem deste método consiste em evidenciar as palavras essenciais e o reduzir o foco de distração reduzindo, dessa maneira, o tempo de leitura.

Muito utilizado em aplicativos, outro recurso é a técnica da apresentação visual serial rápida, em inglês Rapid Serial Visual Presentation (RSVP). Consiste em “treinar” o cérebro para se acostumar a se concentrar em uma única palavra. Há pontos em comum com as técnicas mais antigas, mas utiliza recursos informacionais para otimizar o resultado.

Palavras simples são apresentadas ao leitor e ficam piscando para ajudar na concentração em uma única palavra por vez. Na medida em que o leitor se acostumar a concentrar atenção em uma única palavra o tempo de apresentação da palavra diminui. Fazendo com que o leitor seja capaz de focar atenção em mais palavras em menos tempo.

Leitura dinâmica para concurseiros

Para o concurseiro o aprendizado de técnicas de leitura dinâmica pode ser um diferencial, pois vai possibilitar ler um maior volume de conteúdo em menor tempo. Mas é necessário dosar, pois também levará tempo para aprender e desenvolver as técnicas.

A sugestão é investir de 15 a 20 minutos por dia para aprender a utilizar algumas dessas técnicas. Assim, você não compromete seu plano de estudo semanal. Aos poucos sentirá os resultados positivos e ficará cada vez mais animado para experimentar técnicas mais avançadas.

Porém, sempre respeite o limite de tempo utilizado pelo seu cérebro para processar informações, nada de gerar estresse desnecessário. Tenha clareza de que as técnicas de leitura dinâmica podem ser um importante recurso, mas não substituem um bom curso, bons materiais de estudo e não vão diminuir a importância de manter a rotina de estudos.

 

Com informações do Portal Administradores

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Publicado em 10/04/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *