como estudar para concursos Está começando a se preparar para concursos públicos? Não se sinta perdido! Confira abaixo 5 dicas que poderão melhorar sua performance nos estudos e potencializar a sua preparação:

Como estudar para concursos

  1. Plano de Estudo

    Um plano de estudos nada mais é do que um planejamento da sua rotina de estudos. Nele, você organizará os seus horários, a atividade a ser realizada (resumo, leitura, mapa mental) e a disciplina que deve ser estudada naquele momento.

    Para começar, inicie mapeando toda a sua rotina diária, ou seja, coloque no papel o horário de todas as suas atividades, para que você tenha a noção exata de como o seu tempo é gasto.

    Faça um controle semanal, com divisão de horários por dia, que deve ser preenchido de acordo com as atividades levantadas. Você terá a noção do tempo disponível para estudar.

    2. Local de Estudo

    A questão não é tão complexa, mas tem a sua parcela de contribuição para o desempenho, pois fatores como ruído, iluminação e conforto afetam diretamente a concentração e o foco.

    Ou seja, o lugar em que você vai passar um bom tempo trabalhando para absorver o conteúdo que vai ser cobrado no seu concurso é muito importante.

    O estudo pode ser favorecido ou até mesmo prejudicado por elementos externos como iluminação, ventilação, ruídos e até mesmo as cores. Esses fatores são capazes de colocar em xeque sua concentração e, em consequência, sua produtividade.

    3. Saúde física e mental

    Nosso corpo está acostumado a trabalhar em equilíbrio, a sincronia entre o corpo e a mente são essenciais para se manter a concentração durante os estudos. Todos temos limites. E quando o estudante tenta ultrapassar, o prejuízo pode ser grande.

    O ideal é que o concurseiro estude até o momento em que ele comece a perceber que a mente ainda consegue absorver o conteúdo. Procure fazer um pequeno intervalo de 15 a 20 minutos a cada 1 hora de estudos, ou seja, descanse ao menor sinal de desgaste físico ou mental. Além disso, uma boa noite de sono é fundamental para um bom rendimento.

    4. Editais anteriores

    O prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é muito curto. Dependendo do concurso, a quantidade de matérias é muito grande e não há tempo hábil para uma preparação adequada nesse curto prazo de tempo, que geralmente está no intervalo de 45 a 90 dias.

    Por isso, o ideal é o estudante iniciar a sua preparação bem antes da publicação.
    Os concursos não costumam variar muito as disciplinas cobradas nem o estilo de prova. Geralmente as provas são muito parecidas, com pequenas alterações.

    Uma das melhores táticas para uma preparação antecipada é analisar os editais anteriores e montar um plano de estudos baseado no conteúdo programático e no estilo das provas aplicadas.

    E no caso do edital trazer mudanças significativas, são de dois a três meses para que você possa se adaptar. E para seu alívio, as mudanças serão para todos os concorrentes.

    5. Simulados

    Quanto maior a quantidade de conhecimento que você tiver adquirido e quanto mais eficiente for o seu treinamento, maiores serão as chances de ser aprovado.

    A expressão “concurseiro profissional” é verdadeira. Muitos candidatos estão se preparando de forma profissional.

 

Por isso, resolver simulados de concursos para testar conhecimentos é um passo fundamental para a sua aprovação.                      Assim você saberá em qual nível está, além de simular uma situação real de prova.

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Publicado em 27/03/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *