Quem busca ingressar no mundo dos concursos públicos precisa investir muito em preparação para garantir um bom desempenho!

Confira abaixo algumas dicas selecionadas pelo Aprova para iniciar esta caminhada com o pé direito, e veja também o Manual para Iniciantes em Concurso, comentado pelo professor Ricardo Beck.

1 – Definir uma área

Não saia por aí atirando para todos os lados, ou seja, caçando editais aleatórios. Tenha critério e escolha uma área para se dedicar. As carreiras bancárias, policiais e trabalhistas exigem o estudo de diferentes disciplinas. Portanto, quem tem foco numa determinada área tem maiores chances de aprovação.

2 – Estabelecer horários

Faça um cronograma de estudos, pois somente assim é possível estabelecer horários para estudar. Lembre-se de conferir as disciplinas cobradas no edital e distribua o conteúdo dentro do prazo de preparação. Por exemplo, escolha duas disciplinas por dia para estudar e separe 2 horas no período da manhã e 2 horas no período vespertino. O cronograma deve começar sempre pela matéria que você tem mais dificuldade. Depois, pode partir para as disciplinas que você mais gosta.

3 – Escolher material de estudo

Um bom material faz toda a diferença na preparação para concursos. No Aprova, você conta com a opção “Meu Primeiro Concurso”, que oferece uma “formação” mais abrangente, com disciplinas comuns a 90% dos concursos.

4 – Teoria + Exercícios + Revisões

Há muitas formas de estudar para concursos, mas um dos métodos que mais funciona é: “teoria + exercícios + revisões”. Primeiro é preciso absorver o conteúdo, lendo ou assistindo às videoaulas. Depois, é necessário resolver os exercícios sobre o assunto para avaliar os conhecimentos e identificar as dificuldades. Por fim, realize uma revisão, pois só assim é possível memorizar as informações mais importantes.

Para treinar seus conhecimentos, você pode contar com o site de Questões e com o Aplicativo do Aprova.

5 – Resolução de provas anteriores

Fazer as provas anteriores é uma estratégia para testar os conhecimentos adquiridos e conhecer o formato do concurso. Essa prática também permite identificar quais matérias são mais importantes no plano de estudo.

6 – Priorizar intervalos

Estudar várias horas por dia, sem descanso, não funciona. É recomendado fazer intervalos de 15 a 30 minutos para que o corpo e o cérebro possam se recuperar do esforço excessivo.

7 – Ficar bem informado

Muitas carreiras públicas exigem conhecimentos sobre atualidades, por isso o candidato deve fazer de tudo para se manter bem informado sobre os acontecimentos atuais. É recomendado ler jornais e acessar portais de notícias diariamente.

8 – Espantar o pensamento negativo

O pensamento negativo só atrapalha o desempenho nos estudos. Portanto, controle a negatividade que insiste em dominar a mente. O cérebro deve ser programado de modo positivo, ou seja, disposto a aprender todas as matérias.

9 – Controlar a ansiedade

Um conteúdo programático extenso e pouco tempo para estudar conduzem o candidato à ansiedade. Ele fica tão ansioso que acaba desistindo da prova ou procrastinando. Para aliviar a carga de pressão, é recomendado reservar momentos para lazer e recreação. Conversar com familiares também ajuda.

Outro fator que causa ansiedade é o imediatismo. Querer passar logo na seleção pública, estudando apenas alguns meses antes da aplicação da prova, isso não funciona. A preparação para concursos públicos deve ser baseada em dois pilares: persistência e constância.

10 – Ignorar redes sociais

O concurseiro corre o risco de perder muito tempo nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Por causa disso, ele deve se afastar um pouco dessas mídias e usar a internet apenas para encontrar material de estudo ou editais.

11 – Manter disciplina

Disciplina é a palavra-chave para conseguir a tão sonhada aprovação no concurso público. Somente os candidatos disciplinados conseguem dar conta do conteúdo que precisa ser estudado.

12 – Ser persistente

Dificilmente uma pessoa é aprovada no primeiro concurso da sua vida. Ela pode levar meses ou até mesmo anos para ocupar a tão cobiçada vaga. Por isso é importante ser persistente e não desistir na primeira reprovação. O candidato deve estudar até passar, concentrando-se nas matérias básicas até o próximo edital ser publicado.

Confira também as dicas do professor e orientador de estudos, Ricardo Beck, sobre começar a preparação para os concursos públicos, no Manual para Iniciantes em Concurso:

 

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *