Aprova Atualidades 65 – “Eleições legislativas da Itália” confira!

Aprova Atualidades no ar com a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata! Nesta semana, o tema discutido no programa toma como referência as eleições legislativas da Itália, ocorridas no último dia 4/3, e estabelece desdobramentos e análises a partir das causas e consequências da dissolução da XVII Legislatura Italiana, iniciada em 2013. Quais as relações desse fato com discursos políticos globais? Ou com discursos globais sobre política? Que analogias são possíveis com o cenário brasileiro?

Vale muito a pena assistir o Aprova Atualidades 65 e ficar cada vez mais por dentro das atualidades!

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 65. Confira!

Clique aqui para conferir o esquema de estudos

Grandes vencedores da eleição na Itália surfam na onda populista

Na sua gradual trajetória pela Europa, a onda populista pode ter desviado de importantes governos europeus, mas acabou rebentando sobre a Itália nas eleições de domingo. O pleito teve diversos perdedores – incluindo os dois partidos que há anos dominavam a cena política, liderados pelos ex-primeiros-ministros Matteo Renzi e Silvio Berlusconi – e dois novos vencedores, apoiados por pouco mais da metade do eleitorado.

Eleição na Itália termina sem partido com maioria no governo

A eleição na Itália terminou sem que nenhum partido conseguisse maioria suficiente para formar um governo. Agora, cada um vai tentar alianças para que os italianos não precisem voltar às urnas.

Forças radicais avançam na Itália em um cenário sem maiorias claras

A Itália foi votar no domingo ameaçada pelo fantasma da ingovernabilidade e foi dormir com medo. Após a Espanha e a Alemanha, o país dos 64 Governos em 70 anos sofre as consequências do fim do bipartidarismo e de uma lei eleitoral ineficiente. De acordo com as pesquisas de boca de urna, nenhuma força conseguirá maioria. O Movimento 5 Estrelas cresce de maneira espetacular.

Eleições marcam nova era na política italiana

O líder da Liga Norte, legenda populista eurocética e antimigração, não deixou dúvidas sobre sua intenção após o triunfo eleitoral na Itália: Matteo Salvini quer se tornar primeiro-ministro e liderar a coligação de direita, depois de ter superado Silvio Berlusconi e seu (em comparação) moderado partido Força Itália.

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

Publicado em 13/03/2018

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *