Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como lidar com o medo da preparação para concurso público?

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 por - Comentar

No post de hoje, vamos dar dicas de como lidar com o medo da preparação para concurso público. Essas inseguranças atrapalham na hora dos estudos e podem te impedir de alcançar seus objetivos. Então, respira fundo e vem acompanhar as nossas 5 dias infalíveis.

 

ESTUDE COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

1. Como lidar com o medo da preparação para concurso? Pare de dar desculpas!

Há quem prefira acreditar que nada vai dar certo, para justificar não fazer nada para conquistar a vitória. Essa cultura de que concursos públicos são fachadas para contratar algumas pessoas já definidas é ilusão.

No início, havia sim muita fraude. Mas atualmente eles movimentam um segmento importante da economia, e toda essa gente ajuda a ficar de olho na integridade do concurso. Fraudes podem acontecer, mas sem dúvida, são exceções e sempre devem ser denunciadas, apuradas e punidas. E você, com toda a certeza, conhece pessoas que se tornaram funcionários públicos. Será que todas conheciam alguém importante?

2. Como lidar com o medo da preparação para concurso? Acreditando que os certames não vão acabar!

Essa lenda de vez em quando voltar a ser tema de discussão. Mas, atenção, enquanto estivermos em um estado democrático de direto, haverá concurso público. É claro, que há épocas com melhores oportunidades e outras mais paradas. Mas não há como privatizar o poder judiciário, muitos cargos do executivo, a segurança público e muitos outros.

O funcionário público ajuda a manter um equilíbrio. Pois, por exemplo, ele pode contestar um ato ilícito ou contrário aos interesses públicos, sem ter o receio de ser demitido pelo seu superior.

3. Como lidar com o medo da preparação para concurso? Ser otimista!

Acredite em si mesmo. Durante a preparação passamos por algumas etapas. No início estamos confiantes que tudo dará certo. Em seguida, depois de conhecer a quantidade de conteúdo que precisa ser estudado, achamos que somos incapazes de aprender tanto em pouco tempo. Quando está perto do fim dos estudos, percebemos que temos alguma chance se focarmos.

É natural passar por todas elas, mas só o sentimento da última que é real. Concurso público é uma espécie de fila, quando você começa a estudar entra no fim da fila. Com um tempo a mais de preparação e desistência de outros estudantes que estavam na fila, você vai avançando um pouco mais. E assim vai chegando aos primeiros lugares!

4. Como lidar com o medo da preparação para concurso? Nunca dizer: “eu não vou ser chamado”

É uma frase que os pessimistas falam e te deixa inseguro. Se você fizer um concurso com formação de cadastro de reserva poderá ou não ser chamado. Nos certames de tribunais, por exemplo, normalmente é chamado um número bem maior do que as vagas inicialmente pedidas.

Mas, se a seleção oferecer vagas imediatas no edital, a nomeação é obrigatória para quem for aprovado dentro daquele número de vagas, salvo raríssimas exceções.

5. Como lidar com o medo da preparação para concurso? Nunca dizer: “eu não vou aprender essa matéria”

Só é impossível aprender uma matéria, se você acreditar que é. A aprendizagem é uma questão de tempo e dedicação. E há várias disciplinas no concurso, não acredite que será difícil só pra você. Muitos candidatos vão precisar enfrentar conteúdos que não são de sua preferência, ou que não possuem facilidade.

 

Fonte: G1

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *