Organizada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (lades), a prova para o concurso do CRM do Distrito Federal acontece em março de 2018

O concurso para o Conselho Federal de Medicina-DF está chegando, mas para quem decidiu participar da prova recentemente ainda há tempo para muito estudo e preparação. Com opções para níveis médio e superior, o concurso oferece salários entre R$4.956,84 e R$ 9.427,93, além de benefícios como vale transporte, alimentação e plano de saúde.

Segundo o edital lançado pelo órgão, três vagas são para contratação imediata e 195 são para cadastro de reserva. Elas são para: advogado, analista de tecnologia da informação, bibliotecário, jornalista, assistente administrativo, assistente de tecnologia da informação, técnico em contabilidade e serviços operacionais.

A prova objetiva do concurso do CFM será aplicada no dia 25 de março e terá duração máxima de quatro horas. Os locais, a data e o horário de realização das provas estarão disponíveis no  site da organizadora do concurso, a partir de 19 de março de 2018, por acesso individualizado com o comprovante de inscrição.

conselho federal de medcina cfm df.

Sobre o Conselho Federal de Medicina

O CFM é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Ele foi criado em 1951, quando era responsável apenas pelo registro profissional do médico e à aplicação de sanções do Código de Ética Médica. Hoje tem uma atuação muito mais ampla e luta por políticas de saúde que atendam tanto a comunidade médica quanto a população. O órgão atua em prol dos interesses da população como um todo, adotando políticas de saúde dignas e competentes, e também a favor dos interesses corporativos dos médicos, defendendo uma formação técnica e humanista e a boa prática e exercício profissional ético, como forma de garantir serviços médicos de qualidade para a população.

As etapas do concurso do Conselho Federal de Medicina DF

-Prova objetiva: com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva é aplicada para todos os cargos.

-Prova discursiva: com caráter eliminatório e classificatório, a prova discursiva é aplicada somente para os cargos de nível superior.

-Avaliação de títulos: com caráter classificatório, a avaliação de títulos e de experiência profissional é considerada somente entre os cargos de nível superior.

Como se preparar para o concurso do CFM (DF)

Faltando pouco tempo para a prova, é necessário que exista um excelente planejamento e muita disciplina. Apesar do desafio, é possível buscar e esperar um bom resultado.

De acordo com o edital publicado, as áreas que você deve estudar são: língua portuguesa, legislação aplicada ao CFM, raciocínio lógico e matemático, microinformática e conhecimentos específicos.

A principal regra para dominar boa parte desse conteúdo chama otimização. Isto significa que, cada momento que você dedica aos estudos, deverá ser aproveitado ao máximo, elevando o seu rendimento e exigindo total concentração.

curso concurso conselho federal de medicina df

Confira algumas dicas para ficar em uma boa posição no concurso do CFM (DF).

  1. De olho no português

Se você já tem um histórico de estudos para concurso, esta área não deve ser uma preocupação. Mesmo assim, lembre-se de reforçar questões de ortografia e sintaxe, além de interpretação de texto. Questões como acentuação, crase e pontuação também devem ser reforçadas. Faça resumos e exercite as principais regras.

  1. Aprofunde legislação

Conhecer e entender o órgão ao qual você pretende trabalhar é essencial, certo? Por isso, reserve parte do seu tempo de estudo para entender as leis que falam sobre o Conselho Federal de Medicina, também sobre o Código de Processo Ético-Profissional e de Ética Médica. O concurso do CFM também exigirá que você entenda sobre o Regimento Interno do Conselho e do Decreto que regula o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina. A dica é tentar descomplicar a linguagem jurídica e estudar de forma objetiva estes conteúdos.

  1. Pensando de forma lógica e matemática

Novamente, mais uma área que se você vem estudando para concursos não deve atrapalhar os seus resultados. Noções básicas de operações, probabilidade, equações e diagramas lógicos devem marcar presença na sua prova. A regra aqui é treino.

  1. Dominando a informática

Questões sobre microinformática também não devem surpreender: uso de ferramentas, aplicativos, procedimentos de escritório tanto na internet quanto na intranet. Também softwares como o pacote Office e métodos de proteção do sistema são questões que deem ser dominadas.

  1. Falando de conhecimentos específicos

Estar seguro na área da prova onde você precisa mostrar domínio é importante. Busque saber exatamente o que o edital considera como obrigatório e organize suas leituras para reforçar a memória. Faça exercícios para entender o que esta parte da prova pode pedir de você. Produza alguns resumos para tornar esse processo mais rápido e proveitoso.

Além disso tudo, uma boa forma de se preparar é conhecer as questões e as provas anteriores do concurso CFM. Assim, você pode entender o estilo de concurso o qual você prestará, além treinar o tempo e a temática para não ser surpreendido de última hora e acabar sendo prejudicado pelo nervosismo.

  1. Escolhendo o melhor curso para o concurso do Conselho Federal de Medicina

Nem sempre é fácil estudar sozinho e, por isso, escolher um bom curso para concursos públicos ajuda a potencializar resultados. É comum os candidatos aguardarem a autorização ou a publicação do edital do concurso para começar a estudar. Então se você não começou ainda, talvez não esteja tão prejudicado em relação à maior parte dos concorrentes. Claro que a aprendizagem requer tempo, por isso, o melhor é se preparar com antecedência. Mas se você está atrasado nesse quesito, para compensar a falta de tempo é fundamental escolher o melhor curso preparatório para concurso.

E a forma mais dinâmica de estudar é escolhendo um curso online para o concurso do CFM (DF), Através de videoaulas, seu estudo depende apenas de você. Basta reservar tempo e assistir. Muitos cursos também têm material extra, como aulas em pdf e questões de provas anteriores, além de contato direto com mentores que estão prontos para tirar suas dúvidas, a qualquer hora, o que traz uma série de vantagens sobre as aulas presenciais.

Alguns cursos online para concursos também oferecem a possibilidade de você adquirir alguns módulos com conteúdos específicos de matérias de maior dificuldade ou exigência.

A hora é agora. Não espere mais e comece a se preparar para o concurso do Conselho Federal de Medicina do DF e boa sorte!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos
INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *