Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como distribuir seus estudos de maneira produtiva?

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 por - Um Comentário

distribuir seus estudos de maneira produtivaQuem pretende obter uma boa preparação para concurso público e, evidentemente, a aprovação, precisa saber distribuir seus estudos de maneira produtiva.

Organização e planejamento são as palavras chaves neste caso.

Confira com o Aprova alguns detalhes para esta fase:

 

1) Quantidade

Não adianta estudar uma matéria de cada vez até o fim, para depois iniciar outra. Caso o edital seja publicado, você terá um conhecimento muito limitado do conteúdo cobrado. Além disso, quando se deixa de estudar algo por muito tempo a tendência é esquecer a maior parte das informações.

Dica: Coloque no planejamento somente o grupo de disciplinas básicas da área para a qual você está se preparando. Devem ser em torno de cinco. Mesmo que depois seja necessário incluir mais algumas, comece pelas que efetivamente caem em todos os concursos da área e que, provavelmente, são requisitos para a compreensão de outras matérias. Conforme você for concluindo os estudos iniciais, sobrarão períodos para as disciplinas complementares.

2) Tempo

Distribua os conteúdos que precisam de mais atenção toda semana, e outros conhecimentos mais simples, de forma quinzenal – mas não dê espaçamento maior do que duas semanas, para reduzir o risco de esquecimento daquela disciplina.

Dica: Você deve estudar até o ponto que for possível, dentro do horário estabelecido, e interromper até o novo turno reservado para aquela disciplina. Quando parar, faça uma anotação: “parei aqui – data” para saber de onde retomar da vez seguinte.

Depois de algum tempo, faça uma avaliação das disciplinas, por tamanho de conteúdo e nível de dificuldade que você tenha no estudo, em relação às outras. Defina o grau de necessidade de tempo que deve ser destinado a cada uma.

3) Alternância

Quase toda preparação para concurso inclui disciplinas de exatas, tais como matemática, estatística, matemática financeira, raciocínio lógico, e outras de linguística, que são basicamente português e direitos.

Acontece que cada grupo desses aciona áreas diferentes do cérebro durante o estudo. Faça uma distribuição de forma a alternar os tipos de matéria nos períodos, isso poderá ajudar a obter melhor resultado, aumentando o interesse no aprendizado e reduzindo o esforço.

4) Melhor horário – pior matéria

Você precisa estudar todas as disciplinas e não há como deixar aquela de que você não gosta fora da programação. Essa é uma grande vantagem de estabelecer antecipadamente o que estudar a cada dia – com a visão do mês todo, fica simples incluir mesmo a matéria mais desagradável na programação, porque você sabe que vai precisar dela na hora da prova e não dá para adiá-la indefinidamente.

É possível suavizar esse “encontro”, se você utilizar o melhor horário de estudo do dia e da semana, aquele momento em que você sente mais disposição e capacidade de concentração para dedicar à matéria de que você menos gosta ou em que tem mais dificuldade.

5) Ajustes

A distribuição de matérias requer alguns cuidados e muita paciência. Não é algo que se faça de imediato e é necessário testar no modelo diversas opções, até chegar àquela que mais se ajuste à sua realidade.  A cada fim de mês você deve reavaliar o plano e fazer as correções para o mês que vai começar.

 

Clique aqui e veja mais notícias sobre os cursos do Aprova

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *